Rio Branco
35°C
quinta-feira, 5 de novembro de 2026
11:21

I Semana Cultural Andina é sucesso de vendas e público em Rio Branco; Gonzaga promete evento ainda maior em 2026

A I Semana Cultural Andina realizada no Lago do Amor, em Rio Branco, durante os dias 12 a 14 de setembro, foi marcada pelo sucesso de vendas e público. A programação reuniu expositores da Bolívia, Peru e Acre e contou com apresentações musicais, comidas típicas e exposições de artesanato, destacando a diversidade cultural da tríplice fronteira.

O evento foi realizado graças a um projeto de lei do deputado estadual Luiz Gonzaga, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com apoio dos Consulados do Peru e da Bolívia, Aleac e diversas secretarias estaduais.

Ao sugerir a realização da Semana Cultural Andina, Gonzaga destacou a importância da integração cultura e comercial entre Acre, Peru e Bolívia para incentivar a economia local.

“Fico feliz com o sucesso da I Semana Cultural Andina, pois vejo essa programação como uma forma de reforçarmos ainda mais nossas parcerias comerciais e culturais com os povos andinos, principalmente das fronteiras com o Acre. Precisamos nos integrar com os países vizinhos para que isso possa fortalecer ainda mais a nossa economia, turismo e cultura”, disse o parlamentar.

Gonzaga afirmou que, apesar do sucesso da primeira edição, a Semana Cultura Andina do próximo ano contará com um número maior de expositores e um espaço ainda maior. O parlamentar agradeceu ao governador Gladson Cameli por incentivar a realização da feira.

“A nossa ideia era começar e foi um sucesso. Agora vamos trabalhar para que no próximo ano façamos uma feira ainda maior. Quero agradecer ao governador Gladson Cameli e secretários por acreditarem nesse projeto e aos governos peruano e boliviano pela parceria”, finalizou o deputado.

O cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Alberto Rubín, participou do evento e destacou a importância da integração do Acre com Ucayali e Madre de Dios para que os três estados atuem de maneira conjunta.

“A cultura de vocês é muito diferente da nossa. Os peruanos podem oferecer produtos que vocês não têm, além do turismo e outros aspectos sociais. Queremos também intercâmbio entre estudantes, por exemplo, para que conheçam a nossa realidade, pois eu acredito que com o sul peruano há uma boa projeção para o futuro, para melhorar, obviamente, o nível de vida das populações”, disse o cônsul-geral.

O secretário de Turismo e Empreendedorismo do Estado, Marcelo Messias, afirmou que a Semana Cultura Andina serviu para estreitar os laços com os países vizinhos.

“Os nossos vizinhos são extremamente importantes para essa relação que o Acre mantém com a Bolívia e o Peru. Essa feira vem justamente fortalecer esse convívio, já que o Acre sempre é convidado a participar de eventos nesses países. Nada mais justo que agora sejamos nós a recepcionar os nossos hermanos aqui”, afirmou.

PalacebetjojobetjojobetganobetbetcioEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis Siteleribahis güvenilir bahis siteleriEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis SitelerijojobetGrandPashabet Güncel girişgrandpashabet güncel girişgrandpashabet girişGrandpashabetslot siteleriEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis Siteleribahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişjojobet güncel girişjojobetjojobet girişjojobet güncel girişGrandpashabetGrandpashabetjojobetjojobet girişjojobetjojobet giriş