Rio Branco
31°C
sábado, 6 de junho de 2026
11:51

Campanha contra Influenza quer alcançar 225 mil pessoas dos grupos prioritários

Campanha contra Influenza quer alcançar 225 mil pessoas dos grupos prioritários

No intuito de cumprir a meta em tempo hábil, o governo do Acre antecipou o início da campanha de vacinação contra a Influenza A/ H1N1. O calendário nacional está previsto para o 17 de abril, mas no estado a vacinação começou na manhã desta segunda-feira, 10. Com o período mais estendido a coordenação da campanha espera bater a meta de vacinar 90% do público alvo que é de 225 mil pessoas.

“No estado, nós estamos antecipado por conta das áreas de difícil acesso principalmente. Aproveitamos a oportunidade para ir aos lugares mais distantes. Aquelas áreas que não podemos ir quando o rio está seco para fazer essa área ribeirinha e quando secar um pouco as estradas vamos fazer a área terrestre”, explica a enfermeira da equipe técnica do programa, Núbia Campos.

Outra preocupação em antecipar a vacinação foi a baixa adesão registrada no ano passado, segundo informou Núbia. “A estratégia é exatamente esta: começar antecipadamente e teremos mais de um mês para alcançar todas as pessoas que precisam da cobertura.”

Neste ano, a mudança é o acréscimo de professores da rede pública e privada ao grupo prioritário para a vacinação. A cobertura vacinal neste período alongado é de mais de 40 dias.

Além disso, a meta de cobertura da campanha aumentou em relação ao ano passado.“Até ano passado a meta para influenza era de 80%, mas a partir de 2017 mudou para 90%. Após o termino da campanha, sobrando a vacina desse grupo alvo será estendida para outros grupos não prioritários”, diz Núbia.

Em todo estado serão disponibilizados 117 postos fixos, mais de 50 postos móveis como barcos, motocicletas e volante. Cerca de 700 profissionais estão envolvidos em toda logística para executar a vacinação tanto na capital quanto no interior.

Grupo prioritário

Podem tomar a vacina idosos a partir de 60 anos, trabalhadores em saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e a partir desta edição da campanha os professores da rede pública e privada de ensino.