Rio Branco
35°C
quinta-feira, 5 de novembro de 2026
11:41

Iniciativa do MPAC leva educação musical a jovens carentes no Juruá

Idealizado e direcionado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em parceria com o Exército Brasileiro e o Poder Judiciário, o projeto Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho vem transformando há mais de dois anos a vida de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social na cidade de Cruzeiro do Sul. 

O projeto visa introduzir jovens, com idade entre 7 a 17 anos, no mundo da música, executando um programa de educação musical que promove a formação, a construção da cidadania, o resgate de valores culturais, a descoberta de talentos e a profissionalização. Além disso, promove a integração da música no processo interdisciplinar, possibilitando a redução das diferenças e contribuindo com a inclusão social de crianças e adolescentes do município.

O Conservatório Musical do Vale do Juruá foi inaugurado em 21 de outubro de 2016, e contava, inicialmente, com 40 integrantes. Atualmente, mais de 400 crianças e adolescentes participam ativamente do projeto, que incluiu a criação de um coral com 50 integrantes, aulas teóricas – aprendizagem musical e leitura de partituras – e práticas. 

A iniciativa, coordenada pelo promotor de Justiça Iverson Bueno e pelo sargento maestro do 61º BIS do Exército Brasileiro, Alexandre Sérgio, foi consolidada com a parceria de diversas instituições. A Sociedade Eunice Weaver de Cruzeiro do Sul – “Educandário”, cedeu o imóvel para utilização como salas de aula. O MPAC, que institucionalizou o projeto, cedeu ares condicionados ao imóvel (auditórios) e contratou servidores para ministrar aulas de música.  Já o Poder Judiciário auxilia com a destinação eventual de recursos oriundos de prestações pecuniárias, que ajudaram na reforma estrutural do prédio e aquisição de instrumentos musicais.  

O Exército Brasileiro colabora com a cessão de músicos e maestros da banda do 61º Bis, para musicalização teórica e prática (coral e instrumentação), e limpeza do local. O projeto conta ainda com o auxílio das prefeituras de Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, que cederam servidores, e da iniciativa privada, com doações para manutenção das despesas e bolsa auxílio para professora de canto. 

Também é possível colaborar com o projeto doando qualquer quantia por meio de uma transferência bancária, destinada à Sociedade Eunice Weaver (Educandário de Cruzeiro do Sul –AC), via Banco do Brasil, agência 0234-8 e conta corrente 5589-1.

PalacebetjojobetjojobetganobetpadişahbetEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis Siteleribahis güvenilir bahis siteleriEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis SitelerijojobetGrandPashabet Güncel girişgrandpashabet güncel girişgrandpashabet girişGrandpashabetslot siteleriEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis Siteleribahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişjojobet güncel girişjojobetjojobet girişjojobet güncel girişGrandpashabetGrandpashabetjojobetjojobet girişjojobetjojobet giriş