A biometria obrigatória no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a valer desde novembro de 2025 e faz parte de um processo de modernização do sistema previdenciário brasileiro.
A medida foi regulamentada pelo Decreto nº 12.561 e tem como objetivo aumentar a segurança no pagamento dos benefícios, evitando fraudes e garantindo que os valores sejam destinados aos segurados corretos.
Quem corre risco de ter o benefício suspenso
Apesar da nova regra, aposentados e pensionistas que já recebem seus benefícios regularmente não terão bloqueio automático por falta de biometria.
O risco de suspensão ou travamento do processo atinge principalmente dois grupos:
Biometria passa a ser exigida em novos pedidos
A partir da implementação da nova regra, todos os novos pedidos de benefícios devem contar com validação biométrica.
O sistema aceita digitais já cadastradas em documentos como:
Cronograma das mudanças
O governo estabeleceu um calendário para a implementação completa da biometria no sistema previdenciário:
Quem está dispensado da biometria
O decreto prevê algumas exceções para evitar que segurados fiquem sem acesso aos benefícios.
Estão temporariamente dispensados da exigência:
Também há uma dispensa temporária para quem solicitar benefícios como salário-maternidade, auxílio-doença (incapacidade temporária) ou pensão por morte até 30 de abril de 2026.
Alerta contra golpes
O INSS reforça que não solicita dados bancários, senhas ou informações pessoais por telefone ou mensagens.
Em caso de dúvidas ou suspeita de fraude, a recomendação é acessar o portal Meu INSS ou entrar em contato com a Central 135.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>