Rio Branco
24°C
segunda-feira, 29 de junho de 2026
22:49

Evangélicos realizam marcha para mostrar força e pressionar governo

Aconteceu neste domingo, 11, em várias cidades do país e do mundo, a Marcha da Família Cristã pela Liberdade. Rio Branco é uma das capitais do país foi programada a realização do evento. De acordo com a organização da capital o objetivo é a defesa dos direitos cristãos, inclusive a liberdade de culto, sem defesa de partidos políticos ou ataques às instituições.

No Acre, a atividade presencial nos templos religiosos se tornou uma polêmica. Atualmente, o decreto do governo estabelece que as igrejas só devem ter atividades com fiéis nos dias de semana, até às 22 horas. Na última sexta-feira, 9, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, chegou a publicar um decreto autorizando a abertura das igrejas aos finais de semana, mas tornou sem efeito sua decisão após recomendação conjunta do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e do Ministério Público Federal (MPF).

Mesmo negando qualquer conotação política, um claro objetivo do ato é realizar um grande ato no Acre para mostrar a força da população evangélica no estado e a insatisfação com a proibição dos cultos presenciais nos finais de semana.

O trajeto da marcha, que por conta da pandemia e para evitar aglomeração os participantes, foi percorrido de bicicletas, moto ou carro, tendo início no estacionamento do estádio Arena e fechando o percurso na rotatória da AABB na Avenida Ceará. Segundo a coordenação do evento, a marcha não possui vinculação partidária e não fez menção ou apologia intervencionista e nem apoiou desrespeito às instituições.