Nesta terça-feira (30/06), a Câmara Municipal de Boca do Acre transmitiu ao vivo, através do Facebook, a derradeira sessão ordinária do mês de junho, justamente quando ocorreu a votação do veto do prefeito Zeca Cruz, a respeito do projeto de lei que pedia a concessão de 40% de adicional de insalubridade, para os servidores municipais que estejam trabalhando na linha de frente no combate à Covid-19.
Por maioria, os vereadores foram contra a ação do prefeito, que vetou integralmente a proposta do vereador Adautivo da Silva. Por curiosidade, os únicos vereadores que não votaram contra nem foram favoráveis, abstendo-se de um posicionamento, são: Radir Magalhães, Patinha e Audálio.
O trio de parlamentares votou favorável ao projeto do colega Adautivo, quando foi apresentado, mas no segundo momento decidiram, não votar.
Para entender
Para que o leitor entenda, o vereador Adautivo da Silva fez a proposta anteriormente citada, que foi aprovada por unanimidade dos pares. Quando o projeto de lei chegou para a apreciação do prefeito, que poderia sancionar ou vetar, parcial ou integralmente, eis que o mandatário decide ir contra o legislativo municipal e não deixou passar uma vírgula sequer do PL.
Como trâmite legal, o veto do prefeito retornou para a Câmara Municipal de Boca do Acre, para que os vereadores votassem, concordando ou discordando da posição do chefe do Poder Executivo. E assim o fizeram: apreciaram, discutiram e foram desfavoráveis ao prefeito e favoráveis aos funcionários da pasta da Saúde, que inclui ainda os guardas civis municipais.
Financeiro fala da impossibilidade
O setor financeiro da Prefeitura compareceu à reunião, e entre outras falas, alegou que o município de Boca do Acre não tem como arcar com tal despesa.
Os bastidores da política dão conta de que o Poder Executivo poderá entrar com uma ação judicial para desfazer o que votou a CMBA, para não ter que pagar o adicional de insalubridade aos profissionais da área da Saúde e demais colaboradores que estão na luta diária contra a Covid-19.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>