Rio Branco
28°C
domingo, 5 de julho de 2026
10:34

Em pleno pico da pandemia no Acre, prefeito encerra atividades da barreira sanitária em Boca do Acre

A barreira sanitária, ultimamente instalada há cinco quilômetros de Boca do Acre, foi desativada desde o último domingo (21), quando servidores da Saúde, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, não mais estavam ocupando o posto.

O local servia de inspeção e desinfecção de veículos que estavam vindo do estado do Acre. O pondo de parada, sem sombra de dúvida evitou que o Coronavírus tenha feito mais vítimas em Boca do Acre.

O encerramento das atividades da barreira se deu por meio de decreto (DECRETO N° 074/2020), assinado pelo prefeito de Boca do Acre, Zeca Cruz, na data do dia 19 de junho. O documento oficial revoga o decreto 064, de 25 de maio, determinando a paralisação dos trabalhos da barreira sanitária até o dia 30 de junho.

Ainda de acordo com o decreto, a decisão foi tomada depois do parecer do Comitê Intersetorial de ações de combate à Covid-19. O decreto diz ainda que se o referido comitê decidir pela necessidade do retorno, a barreira sanitária voltará a operar.

Pico no Acre

A desativação da barreira ocorre no contexto mais delicado para o estado vizinho, que tem ligação direta com Boca do Acre. O maior fluxo de pessoas vindo e indo de Boca do Acre é para o Acre. Neste momento, a Covid-19 parece estar atingindo o pico de infecção no território acreano, batendo recordes de pessoas contaminadas com a pandemia e também de mortes.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que onte, quarta-feira (24) as testagens positivas de Covid-19 subiram de 11.810 para 12.022 em todo o estado. O aumento foi de 212 novos casos nas últimas 24 horas.

Ontem também foram registrados pela Sesacre mais cinco óbitos, saltando de 321 para 326. São duas pessoas do sexo masculino e três do sexo feminino, com idades entre 50 e 83 anos. Três são de Rio Branco, uma de Xapuri e outra de Acrelândia.