A manifestação pacífica dos produtores rurais do P.A Monte, deflagrada na manhã desta segunda-feira (10), ocorre por uma declaração do superintendente do INCRA, João Jornada, conforme nos explicou o advogado Dr. Monteiro, que é o representante jurídico do movimento.
“Ocorre que áudios do próprio superintendente do INCRA “Jornada”, diz claramente que caso os conflitos de terra da PALOTINA, sejam de forma pacífica e não mais ocorra invasões no local, os mesmos serão assentados no PA MONTE, o que revoltou os produtores e fizeram com que estes viessem a reivindicar o direito de permanecerem nas terras sem que haja estas invasões, que estão ocorrendo sem qualquer determinação judicial ou do INCRA”, explicou o jurista.
“Outro áudio que circula, é de que a candidata Luciana Melo, estaria em Brasília para resolver este assunto, o que claramente não é verdade, vez que este movimento começou aqui em Boca do Acre, com os produtores rurais, representados pelo Sindicato dos Produtores Rurais e por mim, Dr. Monteiro”, acrescenta.
Dr. Monteiro, informa que neste caso específico, entende que o direito seja igual para todos, a única diferença é que estas famílias do PA MONTE já residem e produzem no local a anos, e suas terras não foram regularizadas pelo INCRA, todo ano se inicia o processo faz o cadastro mas não existe a continuidade, existe sim, uma falta de compromisso com a população, para resolver de uma vez por todas esta situação.
“Com isto, o correto seria, que fosse feito um levantamento destes cadastros, verificando o que falta, e assim estas famílias receberiam seu título do INCRA de forma a estarem totalmente regulares nas terras evitando inclusive as invasões”, recomenda o advogado.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>