Rio Branco
30°C
domingo, 5 de julho de 2026
13:05

Acre tem 10 mil estudantes com bolsa em 20 instituições de Ensino Superior, diz site

Segundo o site Quero Bolsa, o Acre tem um total de 10 mil estudantes que estão inseridos em 20 instituições privadas de Ensino Superior por meio de bolsa de estudo. Desse total, Rio Branco, a capital do estado, concentra cinco mil benefícios aos graduandos com descontos nas mensalidades que chegam até 75%, maior percentual oferecido, e se estenderão até a conclusão da faculdade.

Direito, Enfermagem, Administração, Pedagogia e Psicologia são os cursos com maior oferta de bolsas. Os dados da publicação feita pelo Quero Bolsa apontam que essas cinco áreas são as mais buscados por quem quer estudar e precisa de ajuda para cursar a graduação. Os dados coletados e divulgados pelo portal são do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC).

“Os cursos tradicionais têm alta demanda porque o estudante entende que estas carreiras oferecem mais vagas de trabalho. Como o interesse e a oferta são grandes, também há uma elevada quantidade de bolsas disponíveis”, explica Pedro Balerine, diretor de Inteligência Educacional do Quero Bolsa. Ele observa que há uma forte queda na concessão de novos contratos pelo governo.

Os números mostram que mais de 2 milhões de estudantes brasileiros estão na faculdade devido a algum incentivo financeiro. Eles correspondem 50% dos 4 milhões de alunos matriculados em cursos presenciais de graduação em instituições privadas de ensino superior em todo o país. O diretor fala que o Fies perde espaço ano a ano, desde 2015, e a oferta de bolsas de estudo aumenta.

Entre 2010 e 2017, segundo os dados colhidos pelo site, o crescimento na concessão de benefícios foi de 56,55%. Com base no Censo da Educação Superior, também constatou-se que a quantidade de alunos matriculados com bolsas da iniciativa privada passou de 530.093 para 829.856. É a segunda modalidade com mais alunos matriculados atrás apenas do Fies, com 1,071 milhão em 2017.

“Este é um retrato que está em transformação. Há uma forte queda na concessão de novos contratos de financiamento pelo Fies, ao mesmo tempo que as instituições de ensino oferecem cada vez mais bolsas de estudo. Nessa velocidade, os próximos Censos devem mostrar que as bolsas de estudo vão passar a ser o principal benefício utilizado por quem quer estudar”, diz ele.

O diretor completa que a oferta de bolsas de estudo tem batido recordes ano após ano. A plataforma Quero Bolsa mapeou e reuniu mais de 2,8 milhões de concessões no Brasil para o ano de 2019. São vagas para cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. “Tamanha oferta foi gerada depois que as instituições de ensino viram o ingresso de alunos despencar com os cortes no Fies e com o crescimento do desemprego”, finaliza Balerine.