Professora Doutora Luisa Galvão Lessa Karlberg
Natural de Tarauacá, desde criança Luisa despertou o talento pela literatura. O orgulho dos seus saudosos pais Nair e Teófilo Lessa. Determinada e com visão de futuro a “menina” Luisa tornou-se roteirista da sua própria história, ultrapassou limites e venceu inúmeros obstáculos para ser a Doutora Luisa Galvão Lessa Karlberg. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre, mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense, doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutora em Lexicologia e Lexicografia pela Université de Montréal, Canadá. Professora aposentada da Universidade Federal do Acre, com experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, é atuante em Língua Portuguesa, Dialectologia Social, Linguagem e Ensino, Linguagem e Identidade Cultural, Lexicologia e Lexicografia, Onomasiologia, Fonologia da Língua Portuguesa, Semântica da Língua Portuguesa, História da Língua Portuguesa, O Português do Brasil, Gramática Histórica, Filologia Românica, Produção Textual, Redação Jornalística I, II III e IV, Gramática da Língua Portuguesa, Estilística da Língua Portuguesa, Linguística Aplicada ao Ensino de Português, Epistemologia e Metodologia da Pesquisa. É autora do Centro de Dialectologia do Acre – CEDAC, do Atlas Etnolinguístico do Acre – ALAC, do Dicionário do Acre, de Termos e Expressões Populares do Acre, do Glossário Vale do Acre: látex e agricultura de subsistência, das Cartas Lexicais do Atlas Etnolinguístico do Acre. Membro da Academia Acreana de Letras e da Academia Brasileira de Filologia. Coordenadora da Pós-Graduação em Língua Portuguesa, Orientadora de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado. Orientadora e Pós-Graduação Lato Sensu e de Bolsistas PIBIC. Chegou a cadeira de presidente da Academia Acreana de Letras com muito aplauso por ser capacitada e detentora de talento nato. Todos os adjetivos fazem da Professora Doutora Luisa Galvão Lessa Karlberg uma Mulher Notável e Gente de Expressão.

Academia Acreana de Letras volta a ser Palaciana
O governador Gladson Cameli abriga a AAL no Palácio Rio Branco onde ela nasceu há 82 anos. Uma ação que entra para os anais da história. O Sodalício rende homenagens ao nobre governador que com visão história e cultural trás a Academia para o berço onde nasceu. Desta forma o jovem governador resgata a história e a memória da instituição cultural mais antiga e importante do Estado do Acre. Esse feito por si só fala sobre o governador Gladson Cameli.

A presidente da AAL professora doutora Luisa Galvão Lessa Karlberg expressa sua gratidão e emoção pelo decisão do governo e destaca “O governador Gladson Cameli e sua equipe, particularmente o secretário da Fundação Elias Mansour Pedro Correia, um homem fantástico e também o secretário de Estado de Educação professor Mauro. Um novo tempo para nós que defendemos a cultura e as Letras. Em fim a nossa identidade e história amazônica”, enaltece Luisa.
Lançamento da Expoacre 2019
O governador Gladson Cameli, juntamente com o vice-governador Wherles Rocha, a secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo Eliane Sinhasique, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae José Adriano e o diretor-superintendente do Sebrae Marcos Lameira farão o lançamento da programação das atividades da Expoacre 2019 – a maior feira de Agronegócio, que já tem sucesso garantido. O evento acontecerá no auditório do Sebrae – Av. Ceará – Abrahão Alab, na próxima segunda-feira, 15 – as 7h30min.
Rainha do Rodeio 2019
A seletiva da Rainha do Rodeio aconteceu no Hotel Holiday Inn Express, no último dia 30 de junho, com a escolha das 10 representantes de fazendas e empresas. As inscrições foram de 3 a 27 de junho, via Redes Sociais, e contou com um grande número de participantes.
As semifinalistas serão preparadas pelo produtor e expert em concursos de beleza Luís Vasconcelos, e irão passar por várias etapas, dentre as quais entrevistas, sessão de fotos com fotógrafo profissional, passarela e postura. A vencedora, além de receber vários prêmios, ainda irá ostentar a faixa de Rainha do Rodeio durante toda a Expoacre 2019, participando ainda da Cavalgada de abertura da Feira, e do Circuito de Rodeio. Amanda Diniz, Tatyellen Mendonça, Roberta Rodrigues, Kath Menezes, Clícia Virginia, Camila Amarães, Ana Carolina, Cristina Silgueira, ketely Chagas e Vanessa Ribeiro, irão representar a Fazenda Capixaba, Fazenda Nova Era, Fazenda Estância Central, Fazenda Bom Retiro, Fazenda Soberana, Posto Ale 5, Prontoclínica, Ipê Empreendimentos, Santa Casa e Mustang Agropecuária.
O Evento
Em sua 22º edição, o certame é organizado pelos colunistas sociais Roberta Lima e Gigi Hanan, através da Associação dos Colunistas do Acre (ACOS), com a participação da coordenação da Expoacre 2019. Considerado um dos mais tradicionais da cidade, o evento Rainha do Rodeio é famoso por divulgar empresas e fazendas através de belas candidatas que representam a beleza, inteligência e carisma da mulher acreana durante a maior feira de agronegócio do Estado. A final do certame Rainha do Rodeio irá acontecer no dia 17 de julho, a partir de 19h, no Hotel Nobile Suítes Gran Lunmi, com um jantar que reunirá a imprensa, patrocinadores e convidados.

As dez candidatas que disputarão harmoniosamente o título de Rainha do Rodeio 2019. Além de belas as candidatas expressão simpatia, charme e elegância
Aniversário
Na última quarta-feira, 10, Ronaldo Teles foi abraçado por amigos seletos e familiares em sua residência, para brindar mais um ano de vida, bem vivido. Ele que exala alto astral e simpatia, é uma figura irreverente e querido por todos

Niver da Diva Socorro Moreira Jorge
A madrinha dos colunistas sociais do Acre Socorro Moreira Jorge, comemorou mais uma volta ao redor do sol. Cheia de vitalidade e cercada de amigos, a beldade comemorou seu niver em grande estilo, recebendo convidados em seu restaurante Point do Pato. Claro que o menu foi pra lá de especial, feito pelas mãos mágicas da ‘fada do bem’, que tem um coração grandioso e cheio de pedras preciosas. Vivas a essa mulher que é referência e orgulho para a Acos.
Conferência
A Academia Acreana de Letras realizará a Conferência “A criação literária em Claudio Mota Porfiro”, com a participação do jurista Dr. Ciro Facundo. O evento acontecerá nesta sexta-feira, as 19h no Centro Cultural TJAC – as 20h será realizada a entrega de Certificados aos participantes.





?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>