Rio Branco
23°C
quarta-feira, 24 de junho de 2026
13:26

Professor “Petim” recebe homenagem nacional por excelência no IDEB 2023

Premiação do MEC reconhece avanço significativo da Escola Municipal Benício Pena; professora Antônia Bessa levou a honraria até o docente

O professor de Língua Portuguesa Antônio Clemildo Guerra Bessa, conhecido carinhosamente como “Petim”, foi agraciado com uma homenagem do Ministério da Educação (MEC), entregue em Brasília, pelo destaque alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023. A cerimônia contou com a presença da professora de Matemática Antônia Bessa, que acompanhou o prefeito Frank Barros e trouxe pessoalmente a premiação ao colega.

O reconhecimento é fruto do desempenho da Escola Municipal Benício Pena, que alcançou uma nota significativa no IDEB, consolidando-se como referência em qualidade de ensino no município. Tanto o professor Petim quanto a professora Antônia foram homenageados pelo êxito obtido.

Servidor concursado desde 1998 e lotado na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) por muitos anos, Petim relembra sua trajetória. “Trabalhei como técnico, acompanhando de perto a evolução da nossa educação desde a implementação do IAS em nosso município. Tive a oportunidade de assumir a gestão Nota – um programa do Instituto – onde adquiri importantes conhecimentos pedagógicos. Depois, concluí a faculdade e segui na sala de aula, função que exerço até hoje”, destacou.

O professor participou ativamente de três edições de avanço no IDEB na Escola Benício Pena, atuando ao lado de uma equipe “maravilhosa e comprometida com a educação”. Atualmente, leciona na Escola Estadual Almirante Barroso e segue contribuindo para a melhoria dos índices educacionais.

Para Petim, a conquista é resultado de um esforço coletivo. “Esse prêmio é de todos os envolvidos: professores, gestores, equipe de apoio e, principalmente, os alunos. No ano do IDEB, as aulas ficam mais intensas, com uma responsabilidade maior. É preciso criar um elo de amizade, compromisso e responsabilidade para alcançar o objetivo de elevar o índice. Também acredito muito em aulas dinâmicas e no uso do lúdico como ferramenta de aprendizagem, e tem dado certo.”

Ele ressalta ainda a importância das formações promovidas pelo IAS, que fortaleceram o trabalho pedagógico. “Essa evolução é fruto de anos de parceria, dedicação e capacitação. Quando o resultado é positivo, todos ficam felizes; quando não é satisfatório, a primeira pergunta que fazem é: ‘Quem eram os professores?’. Isso mostra como nosso papel é central.”

O reconhecimento nacional reafirma que o sucesso da educação no município é construído coletivamente, com professores que vestem a camisa e inspiram seus alunos a alcançar voos mais altos.