Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil inicia segunda

O Governo do Acre conseguiu autorização do Ministério da Saúde e antecipou para o dia 30 de julho, próxima segunda-feira, o início da campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo em todo os 22 municípios do Estado. “Orientamos os prefeitos a começarem a vacinação pelos moradores de áreas de difícil acesso”, informou Moisés Viana, diretor em Vigilância de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

Oficialmente, a vacinação só ocorreria entre 6 e 30 de agosto mas houve uma intensa mobilização da Secretaria de Estado da Saúde para antecipar a campanha que visa imunizar contra sarampo 95% do público-alvo: crianças de 1 a cinco anos devem ser vacinadas. “A Secretaria de Saúde já se reuniu com os gestores de todos os municípios para montar a estratégia de vacinação. Todos estão preparados para a campanha”, disse Moisés Viana. A cobertura contra paralisia infantil também está aquém do adequado mas o esforço governamental deve suprir essa deficiência.

A imunização contra essa doença exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Isso vale para o ano todo. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Os técnicos em saúde alertam: o sarampo é uma doença que pode matar. E a vacina é a única forma de se prevenir contra ele. Nesse contexto, os pais precisam entender a importância dessa campanha que começa já na próxima semana em todo o Estado do Acre.