TCE/AC promove seminário de gestão para secretários e administradores do Estado

Os secretários do Governo do Acre participaram na terça-feira, 29, do 1º Seminário de Gestão Pública – 2019 – Início de mandato: orientações aos gestores estaduais. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), a atividade reuniu mais de 400 administradores, além do secretariado diretores de diversos órgãos e chefes de diversos setores públicos participaram do evento.

Lei de Responsabilidade Fiscal, prestação de contas, licitações e contratos e nova forma das comunicações processuais foram alguns dos mais variados temas tratados com os participantes da atividade, que contou com seis diferentes palestras realizadas no auditório do TCE-AC em Rio Branco. Durante o início do workshop, os administradores públicos conheceram a estrutura do tribunal.

Silvânia Pinheiro, secretária de comunicação (Secom), declarou que a ação é necessária para que os componentes do novo governo estejam inteirados sobre os caminhos para uma boa gestão. “Como novos gestores precisamos estar informados sobre as exigências da legislação. Para mim, foi um seminário muito importante e espero que haja mais como esse para poder participar”, disse.

Presidente do Tribunal de Contas, Antônio Cristovão avaliou que a presença massiva do público alvo foi uma demonstração de que os gestores estão comprometidos em administrar com responsabilidade. “Abrimos as portas do TCE para que os novos gestores conheçam a estrutura e não venham a ser penalizados no futuro por falhas cometidas na prestação de contas”, acentuou.

Para Geraldo Israel Milani, secretário de Meio Ambiente do Acre, a atividade promovida pelo TCE é fundamental para que os novos administradores do Estado alcancem bons resultados sem descumprir os requisitos legais. “Para muitos que aqui estão este é o primeiro contato com o Tribunal de Contas do Estado, que se disponibilizou a dar qualquer esclarecimento sobre a gestão”.

Responsável pela Gestão Administrativa (SGA), Maria Alice elogiou a iniciativa do TCE-AC e observou que a atividade enriquece os conhecimentos de cada gestor, que podem ser aplicados efetivamente no dia a dia da administração. “Nós temos que tomar conta do recurso público e aplicá-lo corretamente. Este seminário vai nos dar as ferramentas necessárias para que possamos cumprir as nossas obrigações e atender os anseios da população”, completou a secretária.

Com informações da Assessoria TCE-AC