Sindicato dos Professores agradece Tião Viana pelo novo PCCR da Educação

Num diálogo com o secretário adjunto de Educação, José Alberto Nunes (o Xaxá), na última segunda-feira, 13, a direção do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (SinproAcre) agradeceu ao governo por honrar o compromisso referente ao parcelamento do aumento salarial dos professores.  A primeira parcela já consta na folha de pagamento desde o dia 5 de março e no final do mês os valores já devem entrar em conta.

O Projeto de Lei (PL) que determina a valorização profissional dos servidores da Educação, propondo aumento de até 19.48% aos professores, foi encaminhado pelo governador Tião Viana à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), junto a outros 14 PLs, cuja aprovação da casa foi unânime e imediata.

“Reafirmamos o compromisso do governo de estar em plenas condições para promover o reajuste. O governo, por meio da Secretaria de Educação continua reafirmando o compromisso proposto na mesa de negociação com o sindicato para que seja efetivado o pagamento aos servidores. A PGE [Procuradoria Geral do Estado] está à frente para garantir a segurança jurídica do caso”, garantiu Xaxá.

A presidente do SinproAcre, Alcilene Gurgel, disse em nota que a categoria se mantém firme em tudo o que foi acordado com o governo. A direção alertou para que os professores não acreditem em possíveis boatos de que o pacto firmado não será cumprido, haja vista que, como mencionado, as previsões de pagamento já constam na folha salarial.

“Vamos realizar um movimento com responsabilidade, cobrando o cumprimento dos acordos, por isso é preciso esperar o pagamento para que possamos confirmar se é  verdade ou boatos eleitoreiros a suspensão do pagamento”, diz trecho da nota.

O reajuste de 19,48% foi acordado entre a direção do SinproAcre com o governo do Estado, após diversos debates em sucessivas assembleias, visando novas propostas e contrapropostas a serem negociadas e aprovadas.