Rio Branco
33°C
quarta-feira, 22 de julho de 2026
15:30

SESI apresenta solução do e-social para empresários acreanos

SESI apresenta solução do e-social para empresários acreanos

O Serviço Social da Indústria (SESI) realizou na noite da última terça-feira, palestra sobre “Modelo de Gestão em SST com foco no e-social”, que foi proferida pelo gerente de tecnologia em Segurança e Saúde no Trabalho do SESI de Mato Grosso do Sul, Ricardo Egídio.

Os empresários receberam informações sobre os desafios do e-social, que será obrigatório a partir de 2018. Na prática, será uma nova forma de prestação de informações feita pelo empregador que entrará em vigor no Brasil e integrará a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores.

“A iniciativa permitirá que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada, o que reduzirá custos, processos e o tempo gastos hoje pelas empresas nessas ações. A expectativa do governo com a medida é melhorar o ambiente de negócios no país”, afirmou Ricardo Egídio.

Este sistema unifica o envio, à União, de informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, entre outras.

O presidente da FIEAC e diretor regional do SESI, José Adriano Ribeiro disse que a instituição está preparada para atender o empresário disponibilizando tecnologias para gestão das informações de saúde e segurança do trabalho para a comunicação com o e-Social e inteligência do negócio das indústrias. “O SESI também presta consultoria e assessoria para elaboração dos layouts exigidos para esta iniciativa, como, também, capacita a indústria para gestão das informações de SST com foco na inteligência do negócio, buscando redução de custos e otimização das suas ações”, citou José Adriano.