SESI apresenta plataforma de inteligência em segurança

Empresários reuniram-se na noite da última quarta-feira, 28, na sede da FIEAC, para conhecer a plataforma digital SESI Viva +. Desenvolvida para auxiliar as empresas na gestão do eSocial e dos programas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), a ferramenta surge como uma das mais modernas soluções nessa área, a partir da alimentação de um amplo banco de dados que ajudará os gestores na tomada de decisões.

Entre os principais benefícios do SESI Viva + há um sistema com todos os programas legais do governo dentro dos padrões do Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (eSocial). A plataforma também dispõe de áreas para tratar de higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho.

A apresentação da plataforma foi feita pelo médico do trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Cláudio Patrus, que, nos dias 28 e 29, também realizou na FIEAC uma capacitação com colaboradores da área de mercado e técnicos do SESI/AC, visando aprofundar as interações em saúde e segurança do e-Social e aplicar ferramentas práticas em prol da atuação de soluções integradas da instituição, sob a lógica da abordagem e atendimento consultivo (gestão integrada entre SST + Promoção Saúde.

“O Sesi Viva + vai atender uma demanda do mercado para fazer uma gestão integrada de saúde e segurança na indústria brasileira. Em um primeiro momento, focado em reduzir os riscos legais na implantação do eSocial, mas também é uma estrutura de sistema de informação preparada para que as empresas possam gerir programas de promoção da saúde e gestão de saúde completa”, detalhou Patrus.

O médico do trabalho destacou que é importante encarar a obrigatoriedade do eSocial não apenas como um controle do governo, mas como oportunidade de promover melhorias de processos a partir dos dados coletados. Ela também respondeu às principais dúvidas de empresários e outros profissionais sobre o tema.

“Entidade com atuação de referência na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), o SESI vem investindo em novas tecnologias e centros de inovação para desenvolver soluções e programas de redução dos afastamentos e dos acidentes no ambiente de trabalho, tendo em vista as demandas da indústria 4.0. A meta é assegurar aumento da produtividade com trabalhadores cada vez mais saudáveis”, afirmou o Superintendente do SESI, César Dotto.

Na visão do vice-presidente da FIEAC e presidente do Sindicato da Indústria de Extração Mineral (Sindmineral), João Paulo Pereira, o SESI Viva + traz soluções adequadas para os empresários. “A plataforma nos ajudará a vencer os desafios diários de modernizar a gestão de saúde e segurança do trabalho nas indústrias, com claros ganhos de produtividade, além da promoção do bem-estar de seus trabalhadores”, garantiu.

Participaram do encontro os diretores da FIEAC e empresários de diversos segmentos industriais. Mais informações estão disponíveis em www.sesivivamais.com.br.