Sema e Imac apresentam ecossistema de inovação ambiental na 1ª Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente (Imac), participa da 1ª Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica e da 14ª Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, de 26 de fevereiro a 1º de março, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Com o tema Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica, os eventos oferecem oficinas, palestras e mesas-redondas. A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, elogiou a iniciativa: “Na interseção da biodiversidade, ciência florestal e inovação tecnológica, essa conferência reúne as partes para o diálogo, explorando soluções para desafios ambientais e construindo pontes para um amanhã mais resiliente. Parabenizo os organizadores pelo evento”.

A secretária Julie Messias prestigiou a abertura da 1ª Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Representando a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, o diretor do Meio Ambiente, André Pellicciotti, ministrou a palestra de abertura do evento no Teatro Universitário da Ufac, com o tema O Governo e o Meio Ambiente.

“Nós apresentamos um pouco do modelo de gestão que a Sema vem desenvolvendo, em formato de ecossistema de inovação ambiental. Falamos dos principais projetos e programas, entre eles, o monitoramento hidrometeorológico, que agora tem subsidiado todo o sistema de informação para a tomada de decisão do governo frente a esse evento de alagações nos municípios”, informou o gestor.

O diretor do Meio Ambiente, André Pellicciotti, ministrou a palestra de abertura do evento, com o tema O Governo e o Meio Ambiente. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Focando em questões como preservação da biodiversidade, perda de habitat, mudanças climáticas, práticas sustentáveis e tecnologias avançadas para cuidar das florestas, a conferência reúne pesquisadores do Brasil, Peru e Bolívia, além de abrir espaço para diversos atores sociais, não apenas acadêmicos.

Rodrigo Araújo, membro da comissão organizadora, destacou que o objetivo do evento é possibilitar uma troca rica de conteúdo técnico e científico. “O principal motivo é promover a integralização na região amazônica, de fato legal, principalmente na região que faz fronteira com o Acre, ou seja, os países Peru e Bolívia, para trazer o intercâmbio científico e técnico também com os discentes daqui do Acre. A participação da Sema no evento é de fundamental importância, porque a Sema detém o campo prático da política ambiental no Acre”, explicou.

Promovida pelos programas de pós-graduação em Ciência Florestal e em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia e pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da Ufac, a conferência também contará com a participação de outros servidores da Sema e Imac.

Servidores da Sema e do Imac também participam da conferência compondo mesas redondas nos dias 27 e 28 de fevereiro. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Nesta terça-feira, 27, a chefe do Departamento de Florestas da Sema, Ana Paula Falcão, participa da mesa redonda Concessões Florestais; e o coordenador da Educação Ambiental da Sema, João Raphael Oliveira, compõe a mesa-redonda Educação Ambiental. No período da tarde, a diretora de Infraestrutura, Indústria, Atividades Rurais e Florestais do Imac, Ana Paula Leite, e o chefe da Divisão de Geoprocessamento do Imac/Cigma, Dermeson Lima, estarão presentes na mesa-redonda Diversidade de Gênero na Pesquisa Científica.

No dia 28 de fevereiro, o diretor André Pellicciotti e a chefe do Departamento de Silvicultura da Sema, Tayna Bortoloso, participam da mesa redonda Desafios e Perspectivas da Restauração Florestal.

Confira a programação completa.

The post Sema e Imac apresentam ecossistema de inovação ambiental na 1ª Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica appeared first on Noticias do Acre.