Seguro-Desemprego: benefício também será pago em conta poupança social digital

DELL PINHEIRO

Trabalhadores que não indicaram conta no requerimento de pagamento do Seguro-Desemprego e não que não possuem poupança na Caixa Econômica Federal, já podem receber o benefício por meio da conta social digital, abertas automaticamente e de forma gratuita. De acordo com a direção da instituição financeira, o procedimento ocorrerá sem a necessidade de apresentação de documentos e comparecimento à agência. A movimentação será feita pelo aplicativo Caixa Tem.

Para os que possuem outro tipo de conta no banco, os créditos serão realizados nas contas existentes e os valores poderão ser movimentados com a utilização do cartão da conta, pela internet ou pelo aplicativo da Caixa. Nos casos em que o valor do Seguro-Desemprego não possa ser creditado em conta existente ou em conta poupança social digital, o beneficiário poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão nos terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências. 

O Seguro-Desemprego é um dos direitos garantidos em lei aos profissionais com carteira assinada, que são demitidos sem justa causa. Criado com base no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), esse é um dos benefícios oferecidos pela Previdência Social.  Ele é pago de três a cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado, e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária. O valor disponibilizado ao trabalhador considera a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à dispensa.