Connect with us

Polícia

Segurança Pública lança da operação de combate à violência do idoso

Published

on


No mês de junho se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/Acre) lançou nesta segunda-feira, 10, a Operação Virtudes, que acontece do dia 10 de junho a 11 de julho.

Virtudes é uma medida do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que acontece em todo território nacional e visa o combate à violência contra a pessoa idosa por meio de ações preventivas e repreensivas.

As ações aconteceram por meio das unidades especializadas das forças de segurança do Estado, que realizaram palestras, instauração de inquéritos, comprimento de mandados e campanhas educativas.

O diretor operacional em exercício da Secretaria de Segurança, coronel Cleudo Maciel destaca que a Secretaria de Segurança tem o papel de articulação com o governo federal e as forças de segurança são quem executam as operações no âmbito de todo o estado do Acre.

“Encerramos a Caminho Seguro e iniciamos a Virtude, todas elas voltadas para esse público em situação de vulnerabilidade, sejam as crianças, sejam os idosos. Nós podemos então contemplar esse público vulnerável com ações efetivas do Estado representado pelas polícias na garantia de direitos. A Polícia Civil, tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar, buscam a garantia de direito dessas pessoas”.

O coordenador da operação e presidente em exercício do Instituto de Administração Penitenciarias (Iapen), delegado Marcos Frank, explica que o aporte de diárias para atuação das forças nos municípios é por meio do MJSP. “O aporte de diárias por meio do Ministério da Justiça proporciona um reforço ao efetivo policial e à interiorização das ações e pretendemos atingir grandes resultados com essa operação”.

Advertisement

O delegado da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, José Aníbal Tinoco coloca que a operação vai focar no que dispõe a lei sobre a proteção do idoso. “Vamos focar nas denúncias que foram repassadas pelo próprio sistema. Vamos verificar todas essas denúncias, fazer as visitas, relatórios sobre essas visitas e instaurar o procedimento. E também focar nos inquéritos que já existem na delegacia. Para que a gente possa finalizar os inquéritos e assim encaminhar para a justiça”.

Encerramento da Operação Caminhos Seguros

Na oportunidade também aconteceu o encerramento da Operação Caminhos Seguros de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, que aconteceu durante os dias 02 a 20 de maio.

A operação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) aconteceu em 11 municípios acreanos, com mais de 150 policias envolvidos, 2,5 mil pessoas alcançadas com ações educativas, 1,3 mil diligências policiais, com 1,2 mil diligências realizadas, 9 presos em flagrante, 92 boletins de ocorrência registrados, 6 denuncias apuradas, 12 suspeitos conduzidos à delegacia, 699 abordagens à suspeitos, 317 veículos fiscalizados, 11 exames periciais de lesão corporal e violência sexual e 4 kg de drogas apreendidas.

Advertisement
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *