Segurança Pública do Acre recebe novos carros, motocicletas e coletes

O governo do Estado, em parceria com o Ministério Público do Trabalho realizou a manhã de quarta-feira, 26, a entrega de 32 viaturas, dez motocicletas e 600 coletes balísticos para a Polícia Civil e Militar do Acre.

O procurador do trabalho, Anderson Luiz Correia da Silva, explica que a aquisição dessas viaturas é um acordo feito pelo Ministério Público e o Estado de uma multa, decorrente do descumprimento por parte do departamento de estrada de rodagem do estado de um termo de conduta que foi firmado no final de década de 90. E que em 2003 foi ajuizada a ação de execução pelo MP/AC, essa multa com juros e correção passava de R$ 100 milhões.

“Houve um acordo judicial entre o governo e o Ministério Público de que a divida seria quitada por R$ 65 milhões numa aquisição de vários bens para o benefício da coletividade e parte desse dinheiro foi destinado para a aquisição dessas viaturas”, explicou o procurador. 

Segundo o comandante da Polícia Militar, Júlio Cesar, essa é apenas uma parte da obtenção para a segurança, pois chegarão mais até o fim do ano. As viaturas serão distribuídas para os municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasiléia e Sena Madureira. 

Ainda de acordo com o comandante além dessa entrega há investimentos na construção de quartéis e ações dentro do presídio. “O patrulhamento vai aumentar e a população irá notar que a polícia estará mais presente e dará respostas rápidas a criminalidade”, disse.

O secretário, Emylson Farias, afirma que irá reforçar o patrulhamento e a segurança pública no estado. “Temos verificado que os números começaram a cair. Essa é a materialização da entrega de recursos para que possamos melhorar ainda mais. Estamos fortalecendo a segurança no presídio com a contratação para policia militar e civil”, finalizou.