Rio Branco
33°C
quinta-feira, 6 de agosto de 2026
14:29

Segunda Etapa Enem:candidatos do Acre devem ficar atentos quanto ao horário de abertura dos portões

Os candidatos que vão fazer as provas no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que ocorre neste domingo (10), devem ficar atentos em relação ao horário. A abertura dos portões será às 10 horas (12h horário de Brasília) e o fechamento às 11horas (13h horário de Brasília). A prova inicia às 11h30 (13h30 horário de Brasília), com duração de cinco horas.

Nessa segunda etapa, os candidatos vão fazer duas provas: 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. A partir de 13h30 (15h30 horário de Brasília), os alunos poderão sair dos locais de prova sem o caderno de questões. Depois das 16h (18h horário de Brasília) os estudantes podem levar o caderno para casa. As provas terminam às 16h30 (18h30 horário de Brasília).

O cronograma oficial do Enem 2019 segue a hora de Brasília, no Distrito Federal. Mas, por causa dos fusos do Brasil, para que as provas sejam aplicadas no mesmo momento que a de todos os candidatos do país, o horário local do Enem varia de estado para estado, sempre para acompanhar o fuso da capital federal.

O gabarito oficial será publicado no dia 13 de novembro no site do Inep e os resultados individuais em janeiro de 2020.

As provas vão ser aplicadas em 17 cidades do estado: Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Xapuri.

Provas

No Acre, mais de 38 mil estudantes se inscreveram no total, mas quase de 9 mil pessoas faltaram o primeiro dia de provas no estado. O número representa 22,9% do total de inscritos no exame e é menor que o índice nacional, de 23%. . A Secretaria de Operações Integradas (Seop) se reuniu, no último dia 22, para estabelecer estratégias para a Operação Enem 2019.

Transporte

A frota de ônibus em Rio Branco foi reforçada com 26 carros a mais circulando para atender a demanda dos candidatos que vão fazer exame.

A Superintendência Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) afirmou que o reforço é de 20% na frota que estará nas ruas nos dias da prova. Ao todo, 134 coletivos vão fazer o transporte dos participantes na capital.

G1 Acre