Connect with us

Cultura

Secretaria de Obras avança em serviços de revitalização do Teatrão

Published

on


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), trabalha intensamente nos serviços de revitalização do Teatro Plácido de Castro (Teatrão) de Rio Branco. Nesta terça-feira, 2, diversos reparos são realizados na parte externa do prédio.

Na área atrás do prédio, é realizada uma limpeza para que, em breve, sejam iniciadas as obras de ampliação, com a construção de uma sala multiuso, destinada ao ensaio de artistas. O teatro também passará por obras de adequação, com o objetivo de proporcionar um espaço moderno, amplo e acessível a todos os públicos, sem alterar as características arquitetônicas originais da obra.

De acordo com o gestor da Seop, Ítalo Lopes, a revitalização alcançará todos os setores do teatro, com serviços de pintura e novas instalações elétricas e hidráulicas, além de aperfeiçoamentos na climatização, enquanto a ampliação e a adequação visam promover melhorias na funcionalidade do prédio.

“O governador Gladson Cameli determinou que tenhamos uma atenção especial quanto à conservação e adequação dos espaços públicos que valorizam a rica e relevante cultura acreana. A finalidade é deixar esses ambientes dignos da importância do trabalho dos fazedores de cultura e de toda a sociedade acreana que aprecia as artes, principalmente da nossa região”, enfatiza.

Alguns recursos estruturais serão implementados para gerar maior acessibilidade a pessoas com deficiência e idosos, como a melhoria nas rampas existentes; o estabelecimento de rota acessível, guiada pelo assentamento de piso tátil direcional e de alerta; fixação de totem de orientação em braile; adaptação de sanitários e dos camarins superiores e instalação de duas plataformas elevatórias para possibilitar o acesso de pessoa em cadeira de rodas ao palco e ao subsolo.

As obras públicas no estado geram trabalho e renda para milhares de operários da construção civil. “Para nós, é essencial trabalhar aqui, pois é nosso meio de sobrevivência e ajuda no sustento dos nossos familiares, que contam com essa renda no mês”, relata o encarregado da obra, Edivandro dos Santos.

Advertisement

O investimento é de aproximadamente R$ 4,8 milhões, fruto de emenda parlamentar da então senadora e atual vice-governadora Mailza Assis, disponibilizada por repasse do Orçamento Geral da União (OGU).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *