Devido as constantes chuvas dos últimos dias, o Rio Purus voltou a subir nesta segunda-feira, 22, e já desabrigou 15 famílias no município de Santa Rosa. Essa informação foi confirmada pelo prefeito Tamir de Sá.
O Rio Purus, na última medição das 18h, marcou 9,51m, 51 centímetros acima da cota de transbordamento. Isso fez com que a Defesa Civil do município retirasse as famílias, levando para abrigos.
Outra preocupação do prefeito é em relação ao risco de contaminação da Covid-19 entre as famílias que vão ficar nas escolas municipais.

“Tem um risco eminete em aumentar o número de infectados pela Covid-19 entre as famílias que estão nos abrigos. É impossível evitar aglomeração nesse momento”, disse o prefeito.
Tamir Sá também falou da necessidade de ajuda das autoridades. Ele lembro que Santa Rosa do Purus é município distante, de difícil acesso e as dificuldades também são maiores.

“Precisamos que nossas autoridades nos ajude. Até esse momento não recebi nenhuma ligação de conforto de nenhum senador, deputado federal. Dizendo estamos juntos, a população precisa da gente, um lugar distante, sofrido e ficamos somente as autoridades locais e o povo lutando para sobreviver”, desabafou o prefeito.
Segunda enchente
Em fevereiro, o município foi afetado pelo transbordamento do Rio Purus. Nesse período o manancial chegou a marcar 10,03m e desabrigou mais 70 famílias.

“Nessa primeira alagação já usamos recursos próprios para garantir mínimo para essas famílias que ficaram desabrigadas. Dessa vez a situação está mais complicada ainda. Devido a pandemia foi preciso fretar um avião para trazer oxigênio para o município. Precisamos de ajuda”, finalizou.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>