Rio Branco participa da Hora do Planeta neste sábado

Um show a luz de velas. Assim será a noite deste sábado, 25, durante a Hora do Planeta – momento destinado ao apagamento das luzes que simboliza a conscientização a respeito do aquecimento global.

O evento intitulado “Rio Branco, vamos apagar as luzes”, acontece em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 19h, e conta com a apresentação do músico Zé Jarina e das bandas Quebranto e Os Descordantes. Idealizado pela ONG World Wide Foundation (WWF), o ato acontece desde 2007 e teve Sidney, capital da Austrália, como a primeira e única cidade a participar naquele ano.

De acordo com Lucas Silva, analista de conservação da WWF-Brasil em Rio Branco, o momento acontece em várias cidades do mundo que apagam suas luzes entre 20h30 e 21h30 (horário de cada localidade). Ele explica ainda que é um ato simbólico, mas que traz uma reflexão acerca do meio ambiente.

“É visível o efeito que as mudanças climáticas têm trazido para o planeta. E tudo isso tem acontecido num espaço muito curto de tempo, por exemplo: aqui no Acre tivemos cheias e secas históricas em espaço de tempo muito próximo. E esse ato, que acontece em milhares de cidades do mundo inteiro, é um momento de reflexão e conscientização sobre essas questões ambientais e como temos contribuído para isso”, afirmou Lucas.

Além das apresentações musicais, a organização do evento irá distribuir camisas para os cem primeiros ciclistas que chegarem ao local como “uma forma de incentivar as pessoas a fazerem o uso de bicicletas, que é um meio de transporte que não polui o meio ambiente”.

“Nós convidamos toda a população para participar desse evento, que apesar de simbólico, encerra um grande significado. E mesmo quem não puder comparecer ao ato, também pode se engajar nessa iniciativa, apagando as luzes de suas casas entre oito e meia e nove e meia da noite, horário aqui de Rio Branco, para apoiar essa causa”, finalizou Silva.

O ato, na capital, é uma idealização da WWF-Brasil em parceria com o Governo do Estado do Acre e a Prefeitura de Rio Branco.