Rio Branco é a sexta capital com maior redução nas mortes em acidentes de trânsito do País. Entre 2010 e 2016, a queda foi de 38,6%, segundo o levantamento do Ministério da Saúde divulgado na última terça-feira, 18. No geral, o estudo aponta redução de 27,4% de mortes em consequência das lesões no trânsito nas capitais do país. Em 2010 foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período nas capitais. Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Além de Rio Branco, outras cinco capitais se destacaram, em termos percentuais, com as maiores reduções: Aracaju (SE), com 57,1%; Natal (RN), com 45,9%; Porto Velho (RO), com 43,5%; Salvador (BA), com 42,4% e Vitória (ES) com 42,1%. Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
A redução dos óbitos pode estar relacionada às ações de fiscalização após a Lei Seca, que neste ano completou 10 anos de vigência. Além de mudar os hábitos dos brasileiros, a lei trouxe um maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece, com regras mais severas para quem misturar bebida com direção.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>