Luan Cesar
A Receita Federal liberou na segunda-feira, 17, R$ 624.188,17 para os pagamentos do 2° lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 (IRPF) 2020 e de lotes residuais, para quem caiu na malha fina, de anos anteriores. Ao todo, 368 contribuintes acreanos serão restituídos nesta segunda de um total de oito remessas que serão feitas pelo Fisco Federal brasileiro ao longo deste ano. O resgate pode ser feito pelos beneficiados em bancos indicados pela entidade responsável pela área.
De acordo com o órgão federal, a primeira etapa de liberação e pagamentos do lote é destinada principalmente aos contribuintes idosos. Por lei, eles têm prioridade no serviço executado pela instituição. Para saber se teve a declaração liberada, os contribuintes podem realizar consultas no site da Receita, pelo telefone 146 selecionar opção três, ou aplicativo para smartphones e tablets.
Segundo as regras da Receita Federal, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões. A próxima e última restituição será realizada no dia 15 do mês que vem, geralmente são liberados sete lotes do IR a cada ano num período entre os meses de junho e dezembro.
Caso o valor da restituição não seja creditado, o contribuinte deverá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta corrente ou poupança em qualquer outra instituição financeira preferencial. Outra opção para realizar o este mesmo procedimento é ligar para a Central de Atendimento nos telefones 4004-0001, capitais, 0800-729-0001, outras localidades, e 0800-729-0088, exclusivo para deficientes auditivos.
Conta, agência e o banco para o qual pode ser feita a transferência da restituição do IRPF devem ser informados no ato. A restituição ficará disponível no Banco do Brasil durante um ano. Após este prazo quem não fizer o resgate deverá requerê-lo pela internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>