Radialistas acreanos levam informação e entretenimento aos lugares mais distantes

Em 7 de novembro é comemorado o Dia do Radialista, classe profissional que leva ao público informação, entretenimento e novidades por meio das ondas sonoras. Por isso o governo do Acre, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), celebra a data homenageando esses comunicadores tão essenciais no processo de desenvolvimento do estado.  

A profissão foi regulamentada em 1978 pela federal 6.615 e abrange várias funções, como redação, direção, roteirização, elaboração de pautas, apresentação, narração e locução.

No Acre, os radialistas do Sistema Público de Comunicação desempenham diariamente a importante tarefa de levar até a população a notícia com credibilidade, desde a capital até os rincões do estado, com audiência garantida pelos ouvintes, que por vezes dispõem apenas do rádio como meio de conexão com o mundo.

As rádios Difusora AM e Aldeia FM, que fazem parte do Sistema Público, têm recebido investimentos do governo em estrutura e equipamentos, para melhoria na qualidade do serviço prestado. O resultado é o aumento da audiência e o retorno dado pelos ouvintes, tanto da zona urbana quanto da rural. Em Rio Branco, a Difusora Acreana será a próxima a passar por reformas estruturais.

A secretária de Comunicação do Estado, Nayara Lessa, destaca a importância de se comemorar a data e ressalta os avanços no Sistema Público de Comunicação realizados pelo governo.