Rio Branco
21°C
quarta-feira, 24 de junho de 2026
16:11

Quaest: maior parte de indecisos são mulheres, católicos e eleitores do Sudeste

As mulheres são maioria entre os que ainda não definiram em quem votar na disputa presidencial deste ano, de acordo com pesquisa Genial/Quaest. Católicos e eleitores da região sudeste também são maioria entre os indecisos.

No recorte por sexo, 64% dos indecisos são do sexo feminino, contra 36% do sexo masculino.

O Sudeste concentra 47% dos que ainda não definiram em quem vão votar. O Nordeste fica com 24%; o Sul, com 15%; o Centro-Oeste, com 7%; e o Norte, com 7%.

O recorte por religião mostra que 50% dos indecisos são católicos; 29%, evangélicos; e 17% não tem religião. Um dos receios do PT é de que o favoritismo do presidente Jair Bolsonaro (PT) entre os evangélicos chegue aos católicos, que correspondem a maior parte da população.

Os indecisos na pesquisa espontânea – quando não são apresentados nomes aos candidatos – correspondem a 36% do eleitorado, segundo pesquisa da Quaest. Já quando os candidatos são apresentados aos entrevistados na pesquisa estimulada o percentual de indecisos reduz a 6%.

A consultoria ouviu 2 mil pessoas, face a face, entre os dias 11 e 14 de agosto para a pesquisa geral. Dessas, 720 foram entrevistadas para o recorte dos indecisos – as que disseram não ter escolhido candidato na pesquisa espontânea.