Programa de Inteligência Emocional da educação será adotado em outro estado

A Prefeitura de Baixo Guandu, no Estado do Espírito Santo, estuda adotar em suas escolas a metodologia de Inteligência Emocional e Social utilizada na rede municipal de ensino de Rio Branco. De acordo com textos veiculados pela Secretaria de Educação da capital acreana, o programa Liga Pela Paz, que utiliza a metodologia de Inteligência Emocional e Social, vem transformando completamente a vida dos estudantes e seus familiares. Segundo textos anteriores, ao longo de cinco anos de implantação – de 2013 a 2018 – pesquisa realizada através de questionários validados pelo Conselho Federal de Psicologia e Literatura Psicométrica mostram que 74% dos alunos da rede municipal de Rio Branco melhoraram suas habilidades de relacionamento e estão mais comunicativos, empáticos e carinhosos, o que contribui para a melhoria da convivência. Além disso, a pesquisa mostra que 71% aumentaram as habilidades assertivas, com educandos menos violentos consigo próprio e com os outros na hora de comunicar suas necessidades, auxiliando na prevenção de comportamentos violentos e do bullying – considerado o mal do século nas escolas do mundo inteiro.

O prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros, conversou com o Repórter OPINIÃO e confirmou a iniciativa que visa ampliar a derrocada da violência no município. “Estamos há mais de um ano sem homicídios. A média anual chegou a 25 assassinatos em 2011 e desde 2013 esse número vem caindo. Nos falaram do sucesso do trabalho do Márcio Bastista e equipe no Acre e sugeriram que estreitássemos as relações para aprimorar nosso trabalho”, relatou Neto Barros.

Baixo Guandu é um município localizado no interior do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce, a oeste da capital, Vitória, distando desta cerca de 180 quilômetros. Sua população foi estimada em 2017 em 31.794 habitantes.

De acordo com a Wikipedia, a cidade tem uma temperatura média anual de 23,8 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Com 77% da população vivendo na zona urbana, a cidade tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,702, considerando-se como alto em relação ao Estado. Atualmente Baixo Guandu tem o comércio e a mineração de pedras ornamentais como principais fontes de renda. Anualmente é palco de eventos com relevância regional, tais como o aniversário do município, a Festa de São Pedro e a ExpoGuandu, sendo que as cachoeiras, situadas na zona rural, e as pedras e montanhas, propícias a escaladas e saltos, são seus principais atrativos turísticos. “Queremos conhecer o modelo, a metodologia, falar com os envolvidos no programa para ver como funciona e aplicar aqui para aprimorar nossas experiências”, disse o prefeito Neto Barros.

A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Educação tem sido pioneira com a implantação da educação socioemocional nas escolas, que só no ano passado, em 2017, foi inserida pelo Ministério da Educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em três das dez diretrizes vigentes. O secretário Marcio Batista se disse feliz pelo fato do programa de Rio Branco tornar-se referência por ser eficiente. “O trabalho continua. Sempre acreditamos nesse programa e os resultados estão chamando a atenção de outros gestores”, disse Batista.