Rio Branco
32°C
sexta-feira, 31 de julho de 2026
16:00

Programa de empreendedorismo capacita alunos do ensino médio de Rio Branco

Evento celebra conquistas e engajamento de alunos do Ensino Fundamental em atividades empreendedoras

(Foto: Bruno Medim | DPE/AC)

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) celebrou na manhã deste sábado, 29, a primeira culminância da trilha de Educação Empreendedora da quarta edição do Programa Defensores do Futuro, na escola Frei Heitor Maria Turrini, em Rio Branco. A trilha compõe as ações do projeto TEED (Trilhas de Educação Emocional, em Direitos e Empreendedora), voltado para alunos do 6º ano, pais e profissionais de educação.

O evento marcou o encerramento de uma série de atividades que envolveram alunos do 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental em workshops, palestras e projetos de empreendedorismo. A trilha de Educação Empreendedora, parte do projeto TEED, visa capacitar jovens para desenvolverem habilidades essenciais para o mercado de trabalho e a vida adulta.

A culminância ocorreu por meio de apresentações de danças e exposições de trabalhos desenvolvidos durante a trilha, demonstrando a criatividade e o empenho dos estudantes. Antônio de Lima, diretor da escola Frei Heitor Maria Turrini, destacou a importância do programa: “A parceria com a Defensoria Pública, o Sebrae e a Secretaria de Educação, que sempre nos auxiliam, permite que percebamos a autonomia e o protagonismo dos nossos alunos ao desenvolverem essas ações na sala de aula e no dia a dia”.

Rosiane Lima, coordenadora do programa Defensores do Futuro, ressaltou o impacto que o programa causa nos alunos. “A implementação da trilha de educação empreendedora mudou a dinâmica em sala de aula. Antes, os alunos brigavam muito, mas agora são mais proativos e menos conflituosos, alcançando consensos com mais facilidade. Essa atividade de hoje mostrou como o programa está sendo desenvolvido na prática, com 90% das ações organizadas pelos próprios alunos”.

Joelma Mourão, gestora do projeto de educação empreendedora do Sebrae, falou sobre a parceria com a DPE/AC: “Quando conseguimos ter parcerias institucionais, atuando junto com a Defensoria, a Secretaria de Educação, as escolas e os estudantes, fortalecendo também os professores para levarem temáticas relevantes que possam auxiliar no desenvolvimento das crianças, entendemos que isso tem uma força ainda maior. Auxiliamos esses profissionais com questões importantes para o desenvolvimento que ultrapassam o currículo, indo além dos componentes curriculares e do ensino das disciplinas”.

Uma das estudantes, Layara Jordana, de 11 anos, compartilhou sua experiência. “Participar dessa trilha foi muito importante e desafiador, pois era algo novo. Aprendemos também a negociar e organizamos uma vendinha junto com os professores, que nos ajudaram. Foram meses de intenso trabalho, mas hoje, vendo o resultado, nos sentimos realizados e motivados a realizar novos sonhos”.

A primeira culminância da Trilha de Educação Empreendedora do Programa Defensores do Futuro marca apenas o começo de um contínuo processo de aprendizado e desenvolvimento para os alunos da Escola Frei Heitor Maria Turrini. Com o sucesso desta etapa, o programa agora se prepara para avançar nas temáticas de educação emocional e educação em direitos, envolvendo os profissionais da educação e os pais.

“A educação emocional e em direitos é fundamental para o crescimento integral dos estudantes, e estamos ansiosos para continuar esse trabalho com toda a comunidade escolar,” afirma a assessora do Núcleo de Cidadania, Lucicley de Souza. Com a dedicação de todos os envolvidos e o apoio contínuo das instituições parceiras, a Defensoria Pública do Estado do Acre espera continuar a promover mudanças positivas na vida dos jovens, fortalecendo a cidadania e preparando-os para um futuro mais promissor. (Assessoria: DPE/AC)