Previsão é de calor abafado no feriado

Até o fim desta semana a previsão é de chuva a qualquer momento, segundo prevê o pesquisador Davi Friale. Mas o período carnavalesco, que inicia hoje, 24, e segue até o dia 28 é de chuvas isoladas e calor abafado.

Além disso, a previsão é de que o Rio começa a encher novamente e o risco de uma enchente se torna ainda maior, segundo explica o pesquisador. As chuvas que vêm ocorrendo nos últimos dias seriam o motivo desta elevação.

Na manhã de quinta-feira, 23, o nível do Rio, em Rio Branco, era de 11, 28 metros, quatro centímetros a mais do que o marcado no dia anterior, que após apresentar uma vazante chegou a 11, 24 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento de 14 metros.

“Por enquanto não é uma coisa alarmante, mas pode se tornar se chegar toda chuva prevista”, comenta.

Friale ainda explica que isso ocorre por causa de um centro de baixa pressão atmosférica que se formou sobre Rio Branco e vem provocando muitas chuvas.

Nesta quinta, 23, por exemplo, o dia teve uma variação entre a mínima de 22°C e máxima de 30°C em municípios do baixo Acre. O que mostra que apesar das chuvas as temperaturas podem chegar a níveis mais elevados. E isso pode se repetir nos próximos dias.

Já no vale do Juruá os termômetros podem variar entre 22°C e 28°C.