Prefeitura faz melhorias na vila Manoel Marques

Ruas foram abertas para melhorar a qualidade de vida dos moradores da vila (Foto: Felipe Freire/ Assecom)

Cerca de 12 ruas da Vila Manoel Marques, próximas à estrada Transacreana passaram por melhorias, totalizando 8 quilômetros de ruas. Foram serviços de abertura e manutenção de ruas e ramais desenvolvido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro).

De acordo com o secretário da Seagro, Eracides Caetano, o serviço ainda é um paliativo.

“A gente tem uma parceria com a Defesa Civil Municipal e trazemos água aqui quando falta no verão. Isso que estamos fazendo é apenas um paliativo, mas claro que depois faremos um trabalho melhor e o o lançamento para colocar agua aqui permanente 24 horas”, disse Eracides

O diretor de ramais da Seagro, Francisco da Costa, conta que foram abertas três ruas que não existiam. “Inclusive a última tem um produtor de hortaliças e eles estão muito contentes com o trabalho que a prefeitura está fazendo. Semana que vem vamos entrar com a parte de drenagem em alguns pontos para que a água não fique presa no ramal e evite atoleiro”, explicou.

São mais de 600 famílias na vila, que serão atendidas pela Defesa Civil com abastecimento de água que já deve começar no próximo mês.

“O secretário Eracides atendeu nosso chamado, abriu as ruas, os acessos que os nossos caminhões vão fazer para abastecer de água, e foi um pouco mais além. Ele  atendeu a comunidade no anseio de ter mais ruas, então nós fizemos ligamento de uma rua com a outra, dando acesso melhorando, inclusive, a questão de açudes aqui, para que a comunidade possa ter uma quantidade maior de água no momento da falta”, relatou o Ten. Cel. Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Os gestores conversam com moradores (Foto: Felipe Freire/Assecom)

Os moradores contam que a situação era precária. O presidente da Associação da Vila Manoel Marques, José Ribamar, comentou que não havia como acessar ao local. “Quando a Defesa Civil vinha, deixava a água em algumas caixas. Agora, estão fazendo só o melhoramento, mas vai ter a piçarra, bueiros, então se Deus quiser vai ficar do jeito que a gente sonhava”.

Adeilson, morador do ramal do Chico Lírio, se disse muito grato. “Eu agradeço muito, porque faz muito tempo, mas muito tempo mesmo que não é raspado isso aqui. Eu já estava para abandonar”.

Clairton Luís, morador da vila há quase nove anos e produtor de pão para a região contou como era difícil trafegar no local. “Eu tinha, muitas vezes, que sair no inverno com a caixa nas costas para levar para o comerciante revender ali na frente, porque a gente não tinha acesso, mesmo a moto com o pneu traçado não permitia acesso de chegar ali na frente”.

“A gente nunca teve água, nem ramais. Tinha que levar a criança para a escola se atolando. E aí o prefeito prometeu e está cumprindo. No primeiro mês de mandato dele, começou a mandar água pra gente. Mandou água durante o verão todinho. Ele tinha prometido os ramais, e agora ele cumpriu”, desabafou a moradora do ramal Nova Esperança, Jaqueline Borges.

“Fico muito feliz com essa situação toda, espero que ao final dos nossos quatro anos, essa vila Manoel Marques seja outra vila, e não aquela que eu encontrei quando cheguei no ano passado. Eu tenho certeza que nós vamos estar com as ruas rodando direitinho, nós queremos ter água 24 horas aqui também”, enfatizou o prefeito Bocalom.