A Prefeitura de Rio Branco divulgou na última quarta-feira, 22, a programação do Carnaval nos bairros da cidade. Este ano, 17 bairros realizarão sua folia com apoio do poder público municipal são eles: José Augusto, Vila Ivonete, Vila Nova, Tancredo Neves, Apolônio Sales, Estrada do Quixadá, Cadeia Velha, Base, Cidade do Povo, Albert Sampaio, Transacreana, Aeroporto Velho, Conjunto Esperança, Mascarenhas de Moraes, Tucumã, Universitário e Eldorado.
Francisco Oliveira da Silva, conhecido como ‘Sargento’ é vice- presidente do ‘Esperança Folia’, para ele a festa tem o objetivo de unir e animar a comunidade.
“Esperamos uma festa linda, passamos seis meses nos organizando para oferecer este evento para nossa comunidade. E quem quiser se divertir com paz, amor e tranquilidade pode se juntar com a gente que será muito bem recebido”, disse Sargento.
Segundo Frank Costa participante do Bloco Seis é D+, tetra Campeão Estadual de Blocos com bateria, no carnaval é um momento em que as pessoas têm a liberdade de brincar com a família e que este ano o público irá se surpreender com o que eles irão levar para a avenida.
“Este ano vamos falar do negro com o tema ‘Sou negro na raça, no sangue e na cor’. Todos nós sofremos preconceitos e queremos trazer essa consciência de preconceito, não só para o negro mas, também, o branco, índio, homossexual. E essa discussão pra dentro da avenida”, explica Costa.
Além dos carnavais nos bairros outros cinco locais estarão realizando a folia na Gameleira, Carnaval da Família no Mercado Velho, Carnarock (Studio Beer), Cortejo Rede Banzeiro e Cortejo Urubu Cheiroso.
De acordo com Sergio Carvalho, presidente da Fundação Garibald Brasil, o carnaval é a maior expressão da cultura brasileira. “Muitas cidades estão recuando e cancelando suas festas, inclusive no interior do Acre, e este é um grande acerto da nossa prefeitura de fazer um esforço e proporcionar um evento como esse. Um modelo piloto que está se consolidando que é o carnaval decentralizado que tem como protagonista a sociedade”, disse.