Prefeitura asfalta ligação entre Ilson Ribeiro e Aroeira

O Projeto de Qualificação de Vias e Interligação dos Bairros de Rio Branco deu um importante salto nesta sexta-feira, 5, com a pavimentação da pista de 160 metros entre os bairros Ilson Ribeiro e Aroeira, na grande região do Calafate. O asfalto chega logo após a Prefeitura de Rio Branco ter instalado uma galeria no Igarapé Batista, possibilitando a travessia segura entre os bairros até então separados pelo córrego e uma mata que abrigava riscos aos pedestres.

A via agora é um corredor de ônibus, consolidando o anel viário que interliga a região Floresta Sul pela Via Verde até o Calafate –mas no caso específico dos bairros Ilson Ribeiro e Aroeira os benefícios são comemorados pelos estudantes, um dos grupos sociais que mais usam o novo corredor. “Agora não tenho mais receio de passar por aqui. Antes a gente podia até ser assalto, mas agora tem muito movimento”, disse a estudante do 1º ano do ensino médio Cris Pontes, que seguia para a escola Henrique Lima. O trio de amigos Erika Pereira, Paulo Lucas e Erick Maksuel também vão juntos todos os dias para a Escola Henrique Lima e concordam com Cris Pontes: ficou muito melhor fazer o percurso de casa até a escola no Ilson Ribeiro.

O projeto de interligação dos bairros vem sendo aperfeiçoado pelo prefeito Marcus Alexandre, que propõe um conjunto de ações articuladas com o objetivo de responder à demanda crescente por um sistema de circulação e transporte de qualidade. A intervenção proposta busca melhorar a fluidez do trânsito, uma vez que as obras promovem a correção de conflitos entre pedestres, carros e bicicletas, e ainda possibilita melhorar a circulação do transporte coletivo.

Além da galeria entre o Ilson Ribeiro e Aroeira, obra semelhante foi executada construída com recursos da Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Rio Branco entre os bairros Calafate e Ilson Ribeiro. Em suas visitas à região, o prefeito Marcus Alexandre sempre lembra que essas obras são definitivas e vão melhorar muito a mobilidade para os moradores. “O esforço é para fazermos uma obra definitiva que vai garantir a ligação entre os bairros aqui da região”. O material é o CBUQ com cinco centímetros de camada asfáltica”, explicou o encarregado do serviço, Theo Marcos.