Rio Branco
26°C
terça-feira, 23 de junho de 2026
19:24

Prefeita Socorro Neri empossa novos Conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional

Prefeita Socorro Neri empossa novos Conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, empossou na manhã desta quarta-feira,3, no auditório da Prefeitura de Rio Branco, os nove membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Rio Branco (CONSEA). O Conselho é um órgão colegiado consultivo e propositivo, um espaço de articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional.

O CONSEA é composto por três representantes da gestão pública e seis da sociedade civil organizada. Os conselheiros atuam sem remuneração. Em Rio Branco o Conselho atua nos locais onde há a oferta de alimentos, como nas escolas, no Restaurante Popular, nos CRAS – quando há doação de alimentos, e no Banco de Alimentos – localizado na CEASA.

No ato de posse, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo, exaltou as ações da Prefeitura, que apesar das dificuldades financeiras, mantém abertos e funcionando todos os equipamentos que são parte da política de ação social e que garantem a segurança alimentar de idosos e crianças, como os CRAS e o Restaurante Popular. “Em Curitiba, por exemplo, a Prefeitura fechou CRAS. Aqui, o Município mantém os CRAS com recursos próprios e do governo federal, e para manter o Restaurante Popular, investe R$ 100 mil por mês”.

A presidente empossada do Conselho, Gleice Silva, assegurou que ela e os demais conselheiros, vão “ trabalhar muito e atuar com responsabilidade”.

Os programas de segurança alimentar implementados na gestão do ex-presidente Lula, de acordo com a prefeita Socorro Neri, atendem os que mais necessitam, “ nos últimos dois anos, não houve apoio do governo federal , ainda assim, nós seguimos com os aportes necessários, de forma a atender a população que precisa”, destacou a prefeita, lembrando que, graças à saúde fiscal do Município, a prefeitura de Rio Branco mantém os serviços como educação, saúde, manutenção da cidade e operação tapa buracos.