O lançamento da sexta edição do Programa Cidadania e Justiça Na Escola ocorreu na Escola Theodolina Falcão Macedo, nesta segunda-feira, 6, e contou com a participação da prefeita em exercício Lene Petecão.
A ação é desenvolvida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado, que tem à frente a desembargadora Regina Ferrari.
De acordo com ela, o objetivo do programa é discutir com os estudantes conceitos como cidadania, direitos e deveres, além de apresentar um breve panorama do funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“Eles são muito tocados, porque eles começam a ter uma ideia de pertencimento e começa a nascer dentro deles um despertar de direitos, de deveres, de responsabilidade, de cidadania. E essa formação cidadã faz com que nós possamos caminhar para uma comunidade escolar de paz e prosperidade”, destacou Lene.
Atualmente o programa é desenvolvido em 14 escolas da rede pública de ensino e atende crianças e jovens como o estudante Eliu Joaquim Silva de 10 anos de idade.
“Esse programa traz muitas coisas importantes pra minha vida, principalmente pra minha educação. Ensina que nós podemos ser alguém na vida e eu me orgulho muito de ter esses propósitos”.
Também são tratados com os alunos outros assuntos como violência doméstica e drogas. Na primeira etapa do programa, são ministradas as palestras de conscientização pela paz e contra a violência.
Já na segunda etapa, os estudantes realizam visitas guiadas às instalações do Tribunal de Justiça. A fase final prevê um concurso no qual será escolhida a melhor redação de cada escola com o tema cidadania. A melhor redação será contemplada, na edição 2019, com um tablet, doado pela Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), parceira do programa.
“Tenho certeza que a prefeita Socorro Neri, que neste ato estou representando, como professora tem total sintonia e entendimento do quanto essas ações e a união de todos os poderes são importantes. Temos que investir cada vez mais na educação e ensinar nossas crianças desde cedo a serem cidadãs de bem, responsáveis e, claro, saberem de seus direitos. A educação salva vidas”, destacou Lene Petecão. (Com informações Assessoria PMRB)











?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>