Rio Branco
16°C
quinta-feira, 25 de junho de 2026
03:28

Preço do diesel sobe e gasolina deve seguir tendência

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, afirmou que a empresa continuará seguindo os preços internacionais para combustíveis no país. A declaração veio após a divulgação dos lucros da exploradora de petróleo, que chegou aos 3000%.

Ainda segundo o presidente, a postura não será alterada, com o objetivo de “gerar riqueza para a sociedade e evitar desabastecimento de combustíveis no país”.

De acordo com estudiosos, a gasolina deve passar por um aumento nos próximos dias. Segundo dados da Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem (Abicom), o diesel estava com defasagem de 21%, enquanto a gasolina 17%.

Além disso, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) afirmou que os preços subiram pela quarta semana consecutiva, passando do valor médio de  R$7,283 para R$7,295. O preço máximo dos combustíveis foi atingido novamente, chegando a R$8,999 em Santa Catarina.

O presidente da Petrobras ainda afirmou que apesar do preço elevado, a empresa está prestando atenção aos preços praticados no país, e que não é insensível à situação.

“A Petrobras não é insensível à sociedade brasileira, principalmente, em momentos atípicos, como com o conflito no Leste Europeu, que afeta os mercados de energia, em especial, o diesel. E a Petrobras, preocupada com isso, vem acompanhando os preços de mercado, não repassando essa volatilidade de imediato, mas, claro, em determinado momento reajustes devem ser feitos para que a gente mantenha a saúde financeira da companhia.”, disse Coelho.

O diretor de Comercialização e Logística da empresa estatal, Cláudio Mastella, reiterou que o estado atual é de muita cautela. “O mercado é atendido por várias empresas. Não temos visibilidade dos demais agentes. Enxergamos com cautela o cenário atual devido aos baixos estoques de diesel nos tanques de armazenagem (…) Estamos mantendo contato com as cadeias globais. Isso permite monitorar os fluxos. Buscamos antecipar risco”, afirmou o Cláudio Mastella.

Diesel, o primeiro atingido

O preço do combustível da Petrobras sobe, a partir de terça-feira, 10, em R$0,40, chegando a R$4,91, representando um aumento de 8,8%. Esta é a primeira mudança no diesel nos últimos 60 dias.

A última alteração que havia ocorrido levou os custos do combustível de R$3,61 para R$4,51 por litro.Somado a alta mais recente, os últimos dois reajustes representam um aumento acumulado de R$1,30, representando 36% de elevação.