Pré-selecionados no Fies devem efetivar inscrição até dia 20

O Ministério da Educação (MEC) liberou ontem, 13, o resultado do processo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017. Agora, os que foram pré-selecionados nesta primeira etapa devem efetivar a inscrição no prazo de cinco dias, até dia 20 fevereiro.

O estudante pré-selecionado deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e informar os dados de financiamento a ser contratado.

O processo é feito em chamada única e são ofertados 150 mil financiamentos. Os que não se classificaram serão automaticamente incluídos em lista de espera.

O Fies é um programa destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. Para candidatar-se, os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa.

O programa foi criado em 1999 pelo Ministério da Educação, com o objetivo de financiar a graduação de estudante em instituições de ensino superior não gratuitas.

Podem participar alunos regularmente matriculados em um curso de graduação não gratuito e com renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa da família, levando em consideração que o percentual de financiamento depende do comprometimento desta renda.

Além disso, o estudante que terminou o ensino médio a partir de 2010 deverá, obrigatoriamente, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.

A inscrição é efetuada somente pelo site (sisfiesportal.mec.gov.br) onde o candidato deverá informar os dados solicitados. Em um primeiro acesso, informa-se uma conta de email, mais o número do CPF e data de nascimento, que criará uma senha de acesso a ser utilizada todas as vezes que o estudante acessar o programa.