Pet shop é condenado a pagar R$ 10 mil à tutora por morte de cachorrinha em Cruzeiro do Sul

No dia 18 de maio de 2023, uma cachorrinha da raça poodle chamada Tina foi esmagada por uma caixa d’água dentro de um pet shop em Cruzeiro do Sul. A proprietária do animal registrou um boletim de ocorrência contra o estabelecimento.

Tina costumava ser deixada no pet shop para receber tosa, banho e tratamento contra carrapato. Durante a noite, ela foi levada para um local externo para não ficar junto dos outros animais. Foi nesse período que a caixa d’água de 3 mil litros caiu e esmagou a cadelinha.

A dona do animal solicitou judicialmente uma compensação de R$ 10 mil por danos morais, ressaltando a ligação afetiva construída ao longo de mais de 8 anos com a animal.

A magistrada Rosilene de Santana acolheu a demanda da requerente, determinando que o estabelecimento comercial indenizasse a mesma pelo montante mencionado. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informou que o pet shop não se fez presente na audiência.

Na sentença, a magistrada entendeu que “a [clínica veterinária] ré não adotou as cautelas de estilo a manterem a integridade física do animal, por ausência de estrutura adequada à atividade que exercia, permitindo que o cão viesse a falecer enquanto estava sob seus cuidados”.