Pesquisa aponta queda nos homicídios e aumento nos casos resolvidos no Acre

De acordo com dados do Monitor da Violência, o número de homicídios teve uma redução de 29,7% em relação aos primeiros nove meses de 2021.

Atualmente, o estado do Acre tem tido uma melhora significativa quando se fala de segurança pública. Tanto o número de homicídios quanto o de inquéritos policiais solucionados apresentaram ótimos índices, de acordo com pesquisas recentes.

De acordo com dados do Monitor da Violência, o número de homicídios teve uma redução de 29,7% em relação aos primeiros nove meses de 2021, saindo de 219 para 154 mortes oriundas de homicídio, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e ação policial. Além disso, o estado também foi o que teve menor número absoluto no mês de setembro, com apenas oito, sendo sete homicídios e um feminicídio. 

Já quando se fala de Brasil, a melhora num contexto mais amplo não foi tão significativa assim, no ano passado a marca era de 32.471, enquanto neste ano o número obtido foi de 30.952, uma queda de apenas 4,7%. 

O estado com maior registro de mortes foi o Amazonas, com 998 em 2021, um aumento de 38,6% se comparado ao ano anterior. Já Sergipe e o Distrito Federal, tiveram ótimos dados, assim como o Acre, com quedas de 29,4% e 20,5% respectivamente. 

Segundo o coronel Paulo Cézar Araújo, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, o resultado positivo era esperado, pois esse é um processo contínuo que vem acontecendo.”Estamos em uma redução progressiva e creditamos essa redução em três pilares fundamentais da polícia estadual de Segurança Pública formalizados no Plano Estadual de Segurança Pública e Serviço Social.”, disse o secretário.

Os três pilares referidos são a retomada da disciplina no ambiente prisional, destinação de recursos para fortalecer a segurança e a integração das forças armadas. 

Tá tudo resolvido

Em paralelo a queda de homicídios apontada pela pesquisa do Monitor da Violência, foi divulgado na quarta-feira, 17, outro levantamento de dados, realizado  pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, em colaboração com a Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol) do Brasil, que mostra o estado do Acre sendo o segundo que mais solucionou inquéritos policiais entre 2018 e 2020. 

Os inquéritos acreanos tiveram uma taxa de 92,69% de resolução, ficando atrás apenas do Maranhão, que obteve 98,48% na mesma pesquisa. Enquanto isso, o último lugar ficou com o Espírito Santo, com apenas 26%.

A pesquisa foi realizada através de fontes oficiais, com dados fornecidos diretamente por cada instituição policial requerida. Depois de coletadas, as informações foram cruzadas com o indicador de resolutividade considerando a proporção entre inquéritos instaurados e relatados.

Segundo Paulo Cezar, os trabalhos que levaram a esse resultado vêm sendo realizados desde o início do governo. “A partir de 1 de janeiro de 2019, iniciou-se o processo de consolidação de integração das forças de segurança no âmbito do Estado do Acre, tanto na esfera administrativa como operacional”, afirma ele. 

De acordo com o secretário, após essa estruturação inicial mais organizada, foi possível dar a devida atenção a outros dois pontos importantes, que são o controle dos presídios e a intensificação no combate aos crimes fronteiriços.

Também agradeceu ao governador, pelo apoio à segurança pública. “Destacar a sensibilidade da gestão do governador Gladson Cameli, que, em momento algum, poupou esforços para investir na segurança pública deste Estado, tanto em tecnologia, em equipamentos, em veículos como no material humano.”, enfatiza Paulo Cezar. 

Por fim, também elogia os servidores integrantes das forças de segurança do estado. “Parabenizar todos os integrantes de nossas forças de segurança, pelo zelo, profissionalismo e alto nível técnico.”, encerra ele.