Rio Branco
35°C
quinta-feira, 5 de novembro de 2026
11:51

Peça ‘Dona Helena’ está em cartaz na Usina de Artes neste final de semana

O monólogo “Dona Helena”, do ator e produtor cultural César Júnior estreou, na sexta-feira, 14, na Usina de Artes João Donato. Com oito anos de estrada, entre estudos e trabalhos no Rio de Janeiro, ele é o protagonista e o co-diretor do espetáculo. E ficará em cartaz neste final de semana.

A peça narra as inquietações de um ator, que ao terminar sua faculdade de Artes Cênicas se sente órfão duplamente, tendo em vista que enfrenta duas perdas. A primeira é a do ambiente escolar, onde convivia diariamente com alunos e professores. A segunda foi a perda de sua mãe, que era o seu porto seguro. Além disso, tem o peso de encarar o início de sua vida profissional, sem o auxílio de seus mestres.

Entre pensamentos suicidas, crises existenciais e a ausência e apoio de sua mãe, ele encara com otimismo a busca pessoal de realizar o seu projeto de vida e os desafios que se apresentam. “Dona Helena” têm inspirações na vida de Kurt Cobain, Caio Fernando Abreu e Dandara – a travesti apedrejada até a morte. É também uma homenagem às pessoas que vivem diariamente lutando contra o preconceito, as inseguranças cotidianas e a falta de empatia.

“Eu espero, sinceramente, que essa peça faça tanto sentido para as pessoas quanto faz para mim. Isso porque eu mesmo já passei por processo depressivo e tive que encarar inseguranças e preconceitos, no início da minha carreira. Com esse trabalho pretendo auxiliar outras pessoas. Como diz Fernanda Montenegro, uma de minhas referências: ‘nós atores somos médicos da alma’. É com esse pensamento, que deito e me levanto todos os dias, pensando em como auxiliar as pessoas com a minha arte”, comentou.

“O processo de gestação dessa peça se iniciou quando deixei o Acre, em agosto de 2010, para realizar o sonho de estudar artes cênicas no Rio de Janeiro. Ao chegar lá percebi que tinha uma longa estrada de preparação pela frente, daí tomei a decisão – acertada – de iniciar minha vida acadêmica na renomada escola de teatro Martins Penna, onde fui picado pelo bichinho da arte. Lá aprendi, na prática, o significado de palavras como empatia, resiliência e ser político”, declarou o ator.

A peça estará em cartaz na Usina de Artes durante um mês, às sextas-feiras e aos sábados, às 20h, nos dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de junho; e 5 e 6 de julho. (Com informações Assessoria)

PalacebetjojobetjojobetganobetpadişahbetEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis Siteleribahis güvenilir bahis siteleriEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis SitelerijojobetGrandPashabet Güncel girişgrandpashabet güncel girişgrandpashabet girişGrandpashabetslot siteleriEn İyi ve Güvenilir Lisanslı Bahis Siteleribahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişjojobet güncel girişjojobetjojobet girişjojobet güncel girişGrandpashabetGrandpashabetjojobetjojobet girişjojobetjojobet giriş