Peça de alunos da Ufac fica em cartaz até 2 de abril

Alunos e ex-alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentam desde a última sexta-feira, 10, o espetáculo “Oração para um Pé de Chinelo”, escrito por Plínio Marcos. A peça, que está em cartaz até o dia 2 de abril no cineteatro Recreio, em Rio Branco, faz parte do projeto de extensão Laboratórios Experimentais de Teatro, desenvolvido pela universidade acreana.

Desenvolvido pela Cia. Tanto de Lá Quanto de Cá, o espetáculo já percorreu os municípios de Brasileia, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus. Na capital, as sessões são realizadas às sextas-feiras e aos sábados (às 21h), e aos domingos (às 19h). Os ingressos, que custam R$ 10, meia, e R$ 20, inteira, são vendidos na bilheteria do cineteatro Recreio uma hora antes do início das apresentações.

O professor do curso de Artes Cênicas e diretor do espetáculo, Flávio Lofêgo, comenta que o projeto de extensão contribui para produção e difusão de produtos culturais no cenário artístico acreano, além de auxiliar a formação dos alunos da graduação. “Esse e outros projetos possibilitam que os alunos experimentem, na prática, os conhecimentos com os quais lidamos ao longo do curso. A carga teórica é grande e as aulas práticas são curtas, então isso é necessário”, explica.

Para Lofêgo, as apresentações contribuem para que futuros atores tenham conhecimento e sensibilidade de saber como funciona a cena teatral. “O teatro é algo vivo, que acontece na presença do público. Essa interação é muito importante para a formação acadêmica e para estreitar a comunicação do curso de Artes Cênicas com a sociedade acreana”, analisa o professor. “O teatro tem essa vocação; é com o público que nosso objetivo se realiza.”

Segundo Lofêgo, além da peça “Oração para um Pé de Chinelo”, os alunos também estão em cartaz com o espetáculo “O Baile”, que será apresentado gratuitamente no Teatro de Arena do Sesc, no Centro de Rio Branco, nesta sexta-feira, 17. Em breve, também estreará “O Organismo”, que também faz parte do projeto de extensão. “Essas peças são uma mostra do desenvolvimento técnico que o curso de Artes Cênicas vem trazendo ao teatro acreano”, finaliza Lofêgo.

“Oração para um Pé de Chinelo” tem apoio da Ufac, do Ministério da Cultura e da Fundação Elias Mansour, por meio do projeto Jamaxi Cultural. Além de diversos municípios acreanos, as apresentações da peça também já foram realizadas em cidades do Peru e da Bolívia. Além disso, o grupo de atores participou da nona edição do Festival Internacional de Teatro e Performance (Festepe), realizado na cidade de Chancay, no Peru.