Rio Branco
22°C
domingo, 7 de junho de 2026
06:31

Palácio da Justiça realiza atividades na 15º Semana Nacional de Museus, no Acre

Palácio da Justiça realiza atividades na 15º Semana Nacional de Museus, no Acre

O Museu do Palácio da Justiça de Rio Branco foi um dos selecionados a oferecer ao público atividades especiais na 15º Semana Nacional de Museus, que ocorre de 15 a 21 de maio. A ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), uma autarquia federa, é em alusão ao Dia Nacional do Museu, comemorado dia 18 de maio.

Para desembargadora, Denise Bonfim, o ato oportuniza a ampliação de acesso à cultura e visibilidade das artes. Mais de mil museus em todo o país estão realizando este evento que conta com mais de três mil atividades entre elas: filmes, palestras, oficinas, visitas entre outras.

No Palácio da Justiça está acontecendo, inclusive, a exposição os produtos de artesanatos confeccionados pelas reeducandas do sistema prisional da capital.

“Isso demonstra a perspectiva da ressocialização de cidadania. Está gestão tem incentivado maiores extensão dos bens culturais, as unidades administrativas e judiciais, afim de que os profissionais da justiça possam estar em sintonia com as manifestações artísticas mais diversas”, disse a desembargadora.

Segundo a magistrada, o Palácio tem adotado uma nova dinâmica caracterizada pela abertura de atividades como literatura, pintura, poesia e cinema em parceria com outras instituições como a Universidade Federal do Acre (UFAC), por exemplo.

“Está é uma possibilidade de mostrarmos para a sociedade o lado mais sensível da justiça, catalisado pelo despertar da cultura e de maior aproximação de com os cidadãos”, enfatizou a juíza.

As exposições podem ser apreciadas pelo púbico das 8 às 18 horas.

A reeducanda Janine Bismarck está no sistema prisional há sete anos e lá aprendeu artesanato pintura, fabricação de sabonete, bijuteria e culinária. Para ela é uma oportunidade de se profissionalizar e quando sair ter um meio para sobreviver.

“Este trabalho é lucrativo, pois eu ajudo a manter minha pessoal no presídio e ajudo meu filho com a faculdade de medicina na Bolívia. Com isso estou modificando minha vida para um futuro melhor”, finaliza Bismarck.