Connect with us

Cotidiano

Pacientes reclamam de demora em atendimento na UPA da Baixada do Sol

Os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral dizem que já passaram mais de 03 horas esperando por atendimento. Situação é decadente, segundo relatam.

Published

on

Os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral dizem que já passaram mais de 03 horas esperando por atendimento. Situação é decadente, segundo relatam.

Na tarde de quinta-feira, 24, a equipe do Opinião esteve no local para acompanhar a situação. No momento, havia muitas pessoas no local aguardando atendimento.

Segundo um popular que não quis se identificar, um parente havia chegado às 12h30, apresentando dores renais e até às 15h50, ainda não havia sido atendido.

“Cheguei com minha prima, ainda no período da manhã. E estamos esperando até agora. Foi feita a classificação de risco, mas o médico ainda não atendeu”, lamenta a cidadã.

De acordo com a diretora da Unidade, Ana Carla Clementino, o trabalho é feito via protocolo de manchester que determina a prioridade clínica do paciente garantindo que o 1º atendimento médico ocorra no tempo adequado.

Advertisement

“Em relação a esse caso particular eu não posso afirmar qual foi a classificação, porque não sei se a classificação foi de Urgência e Emergência. Aqui nós não atendemos pela ordem de chegada, mas pela gravidade do caso, pessoas são classificadas como vermelho, laranja e amarelo. Depois que existe a classificação e indica quais prioridades e essas pessoas são atendidas, aí passam então para os casos ambulatoriais que são casos classificados como verde, como azul. Inclusive nas unidades de atendimento, não somente na Upa da Sobral, mas em todas, 80% das pessoas que procuram o atendimento, são classificações verdes, ou seja, são pessoas que têm problema que podem ser resolvidos na atenção básica ou que realmente deveriam ser atendidos na atenção básica. Creio eu que esse aumento que se dar nas unidades de pronto atendimento é pelo acesso que se tem, é uma unidade que funciona 24 horas, ela não fecha, tem os profissionais atendendo, mas sempre nós vamos trabalhar com a prioridade, porque é essa nossa função”, relata.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *