No Acre, 14 mil vão sacar recursos das contas inativas

A expectativa para sacar o FGTS é alta por parte de muitos trabalhadores brasileiros. O número de pessoas aptas a fazer o saque é grande e sabe-se que um dinheiro a mais na conta, sempre é bem-vindo. A boa notícia é que o Governo Federal vai antecipar o pagamento do benefício para os nascidos nos meses de março, abril e maio. Essa antecipação se dá pelo fato de esse grupo ser o maior nas contas inativas do FGTS.

Essa é a segunda etapa de saques do FGTS inativo e a Caixa vai atuar em regime de plantão em todo o país neste sábado. Num total, quase 8 milhões de brasileiros têm direito ao Fundo de Garantia. No Estado do Acre, foi liberada a quantia de R$ 12 milhões para os 14 mil cidadãos que possuem esse direito.

O superintendente regional da Caixa no Acre, Marcio Fiod, destaca que, além do regime de plantão deste sábado, em que a instituição funcionará das 9h às 15h, entre os dias 10 e 12 de abril, o banco estará atendendo em horário diferenciado: das 8h até às 15h, sendo que esse horário de 13h à 15h será destinado ao atendimento exclusivo à pessoas que forem tratar do FGTS.

“A Caixa estará atendendo todos esses dias em regime de plantão. Todas as agências da capital, bem como as constantes no interior do Estado, estarão abertas no sábado e, também, nesse horário diferenciado na segunda, terça e na quarta-feira, para realizar atendimentos referentes ao FGTS”, disse.

Fiod destaca ainda há canais disponíveis para que o cidadão saiba se tem direito ao benefício sem, necessariamente se dirigir à instituição, como o site da Caixa e o número de telefone para atendimento ao cliente.

“A pessoa que quiser saber se tem direito ao Fundo de Garantia, pode acessar o site da Caixa que é o www.caixa.gov.br/contasinativas e digitar o CPF ou número do PIS ou então ligar no 0800-726-2017 e informar seus dados pessoais. Mas a Caixa está com mais uma novidade: o atendimento para saber se tem direito ou não pode ser feito pela OCA – essa é uma parceria do Governo do Estado com a nossa instituição bancária. Já registramos cerca de 100 atendimentos por dia nessa modalidade”, explicou o superintendente.

De acordo com Fiod, o policiamento nas agências será reforçado nos dias de saque. Ele conta que os funcionários da Caixa aconselham acerca do cuidado ao sair do banco com dinheiro. “Nós aconselhamos a quem for sacar, depositar o dinheiro em uma conta da Caixa ou que realize a transferência para outro banco de sua preferência, haja vista o risco que se corre ao andar com quantias significativas de dinheiro em espécie nas ruas”.

Quem possui o Cartão do Cidadão pode realizar o saque, de até R$ 3 mil, também nas Casas Lotéricas. É necessário que a pessoa apresente um documento de identificação oficial com foto durante o atendimento, tanto nas lotéricas quantos nas agências bancárias.