Rio Branco
26°C
sexta-feira, 26 de junho de 2026
13:22

Municípios do Acre recebem R$ 6,9 milhões do Fundo de Participação

Os municípios do Acre receberam nesta quinta-feira (20) um repasse de R$ 6,9 milhões referente ao segundo decêndio de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor foi depositado diretamente nos cofres das prefeituras.

O montante bruto destinado ao estado foi de R$ 8,7 milhões, com deduções de R$ 1,7 milhão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e R$ 87 mil para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), resultando no valor líquido final.

A capital Rio Branco recebeu a maior parcela, com um repasse de R$ 4 milhões. Cruzeiro do Sul, segundo município mais populoso do estado, ficou com R$ 339 mil. Entre as cidades menores, Xapuri teve um repasse líquido de R$ 135 mil, enquanto Feijó e Tarauacá receberam R$ 203 mil e R$ 221 mil, respectivamente. Sena Madureira obteve R$ 226 mil.

Já os municípios com até 10 mil habitantes, como Assis Brasil, Jordão e Santa Rosa do Purus, tiveram um repasse líquido de R$ 67 mil cada.

Apesar do repasse, os municípios enfrentam uma redução no montante recebido em comparação ao mesmo período de 2024. Houve uma queda de 27,07% no valor transferido. Em termos nominais, no entanto, o FPM registrou um crescimento de 3,32% em relação ao mesmo decêndio do ano passado.