Motoristas das categorias C, D e E têm até o dia 28 de dezembro para realizar o exame toxicológico. A partir do dia 28 de janeiro, aqueles que não estiverem com o exame em dia poderão ser multados. Essa obrigatoriedade havia sido suspensa em 2022 devido à pandemia e ao aumento do preço dos combustíveis, mas foi retomada com a sanção da Lei Federal 14599/23 pelo presidente Lula em junho deste ano.
O exame, que detecta substâncias psicoativas no organismo dos motoristas nos últimos 90 dias, tem o objetivo de identificar se eles estão fazendo uso de drogas que podem comprometer a condução, afetando a concentração, noção de segurança, lateralidade, profundidade e colocando em risco todos que estão no trânsito.
Esse exame tem validade de 30 meses, pode ser realizado em clínicas credenciadas e custa, em média, R$ 135. Aqueles que não cumprirem essa exigência terão que pagar uma multa de R$ 1.467,35 e receberão sete pontos na carteira de habilitação.
Os números de acidentes nas rodovias brasileiras são alarmantes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, apenas no primeiro semestre deste ano, 9.057 acidentes em rodovias federais causados pela reação tardia dos motoristas, que pode ser provocada pela falta de atenção, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Essas ocorrências resultaram em 567 mortes e 10.142 feridos.
No ano passado, foram gastos aproximadamente R$ 13,4 bilhões em decorrência de acidentes, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o que representa o dobro do investimento governamental em obras de infraestrutura nas rodovias.
(Fonte: Brasil 61)


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>