Rio Branco
22°C
quarta-feira, 5 de agosto de 2026
03:32

“MINHA SINCERIDADE PARECE AFASTAR AS PESSOAS”

A sinceridade travestida de má educação é uma das grandes responsáveis por esse afastamento. Não saber lidar com essas e outras questões similares pode trazer como consequência muita desordem na vida e na carreira, comunicação ruim, insucesso, relacionamentos insatisfatórios, dificuldades com suas Metas e Autoestima.

De acordo com o estudo das personalidade (eneagrama) os tipos 8 são os que dão feedbacks mais duros, fazem correções, falam de forma rápida e sucinta, doa a quem doer.

Assertividade é dizer o que precisa ser dito, para a pessoa certa, no lugar certo e no momento certo, tudo isso com uma embalagem elegante…

É preciso, ainda, ter cuidado com as ênfases, pois determinadas palavras recebem um peso maior ou menor. O tom e o volume de voz também devem ser levados em consideração, assim como o perfil da própria pessoa que pediu a opinião ou para quem você vai falar o que pensa. Há pessoas mais frágeis emocionalmente, enquanto outras filtram o que escutam ou conseguem dar uma boa resposta sem precisar retribuir a alfinetada.

O Perfil Comportamental dos Executores (dominantes), está a serviço do EU, são perfis que agem por impulso, são competitivos, focados em resultados, auto gerenciados, Líderes comandantes.

O QUE DEVO FAZER?

Controle-se, Para mudar esse padrão de conduta, tenha autocontrole. É preciso refletir antes de falar, pois não se deve por para fora tudo o que vem à mente. E, principalmente, é essencial reconhecer o próprio posicionamento errado para realizar a mudança.

  • Num trabalho em equipe, busque esclarecer seu raciocínio antes de simplesmente comunicar sua decisão.
  • Ouça outras opiniões, respeite ideias de outros.
  • Desenvolva paciência e cooperação.
  • Evite ser rude ao ponto de ofender as pessoas.
  • Evite fazer do seu trabalho um campo de batalha, onde o tempo todo está medindo forças com as pessoas. Lembre-se: você precisa da equipe para chegar aos melhores resultados.

DEFENDA-SE – A pessoa grosseira não está acostumada a ser tratada com educação, por isso, a polidez pode ser impactante e quebrar o padrão. Sem entrar na mesma frequência mal-educada, solicite que o emissor da mensagem seja mais polido, calmo ou claro. E expresse na hora o que sentiu, dizendo que não gostou da maneira como o outro falou. Isso é saudável, porque você não ficará remoendo o sentimento e já define limites a pessoa que agiu de forma grosseira.

A mudança que você quer que aconteça vai ser gradual. Você tem que ir se policiando, tudo na vida é uma questão de hábito, treino, prática e repetição.

Esse texto ajudou você? Quer saber mais sobre COMPORTAMENTO? Me envia um Whats ou e-mail e venha fazer parte desse time, veja nossa agenda de cursos. (68) 99977-2786

Inspire-se e seja um líder de sucesso!!!

GINA VALE

68 99977-2786

  • Empresária, Coach de carreira, Lideranças e Palestrante
  • Business and Executive Coach –Analista Comportamental – Analista 360º
  • PNL – Practitioner em Programação Neurolinguística – IBC
  • com certificações Internacionais: ECA (European Coaching Association), GCC (Global Coaching Community) e ICI (International Association of Coaching Institute)
  • Graduada em Administração de Empresas (FAAO), Especialista com MBA em auditoria , controladoria e tributos – (uninorte)