Conecte-se conosco

Cultura

Mestre Matraca realiza o evento Capoeira na Amazônia

Publicado

em

Nos próximos dias 3 e 4, acontecerá, em Rio Branco, o evento Capoeira na Amazônia: Encontro e Batizado do Grupo Cordão de Ouro/Ac, com ampla programação, que inclui formação, difusão e circulação de atividades culturais ligadas à Capoeira. Mestre Matraca, o produtor do evento, é Mestre de Capoeira – 3º Grau do Grupo Cordão de Ouro e vem atuando no Estado do Acre há mais de 25 anos, contribuindo para o fortalecimento e difusão de fazeres relacionados à Capoeira e às Culturas Afro-brasileiras.

“Minha trajetória inclui os treinamentos regulares, passando pelas diversas manifestações culturais, como as danças tradicionais e a confecção de instrumentos, como o berimbau, o caxixi, o pau de chuva e o xequerê. Além disso, trabalho com a composição de canções de Capoeira, que foram gravadas em dois CDs: “Casa de Pescador” (2018) e “No Balanço das Ondas” (2021). Esse é meu primeiro evento, que vem abrilhantar essa importante caminhada na Capoeira da Amazônia, a que venho tanto me dedicando”, destaca Mestre Matraca.

O evento, que conta com o financiamento da Fundação Elias Mansour e com a realização da Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador, terá dois dias de programação. No dia 3, a partir das 16h, as atividades acontecerão no Calçadão da Gameleira, com aulão de Capoeira, demonstração de toques de berimbau e roda de Capoeira, com mestres convidados. Já no dia 4, a partir das 14h30, na Escola Armando Nogueira, acontecerá a cerimônia de batizado e troca de cordas de alunos iniciantes, palestras e o show musical de Capoeira. O evento contará com a presença de Mestre Suassuna, fundador do Grupo Cordão de Ouro, considerado um dos maiores difusores da Capoeira no Brasil e no mundo e com a supervisão de Mestre Xandão, representante do Grupo Cordão de Ouro no Acre. Também já estão confirmadas as participações de capoeiristas, mestres, graduados, de diversos grupos com importante atuação local.

“Mestre Suassuna é uma grande referência, que reúne tradicionalidade e experiência. Foi ele quem criou o estilo de jogo “Miudinho”, uma maneira diferente de se mostrar a Capoeira, com seu toque específico no berimbau. Portanto, é um grande nome da Capoeira e sua presença no Acre em muito irá enriquecer o fazer local”, acrescenta Instrutor Curioso, auxiliar de produção do evento.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Güzgüyə çatdıqdan sonra saytda qeydiyyatdan keçmək ötrü aşağıdakı addımları yerinə yetirməli olacaqsınız. yüklə android apk 1win AZ-a mərc etməyə başlamaq üçün ilk növbədə qeydiyyat prosesindən keçməlisiniz. canlı və kiberidman bölmələrinə İlk dörd əmanət arasında bölüşdürülmüş 500% mülayim gəlmisiniz bonusumuzu mobil tətbiqetməmizdə də tələb edə bilərsiniz. bundan əlavə Bəli, mərc platforması rəsmi lisenziya ilə tənzimlənir. mobil əmsallarımızdan istifadə