Marcus Alexandre vistoria obra do Mercado da Estação

O prefeito Marcus Alexandre vistoriou nesta terça-feira, 14, a obra do Mercado Francisco Marinheiro, na Estação Experimental. O serviço inclui melhorias nas instalações elétricas, hidrossanitárias e obras de drenagem. Seguindo as normas da Vigilância Sanitária, na parte interna, além da pintura, os boxes terão piso e revestimentos novos. Os banheiros serão ampliados e novos, com acessibilidade padrão para pessoas com deficiência e idosos, serão instalados. O piso da área onde ficam as pensões, já foi trocado. “Esse Mercado é importante para essa região da cidade e se tornou também um ponto de encontro. Cada vez que venho, converso com os permissionários, que sempre têm boas sugestões. Aqui estamos trabalhando na estrutura metálica, elétrica e hidráulica e os serviços avançam”, detalha o prefeito.

O Mercado da Estação, fundado há 22 anos, tem 33 boxes e conta com serviços como os de cabeleireiro, além de venda de diversos produtos. Também há pensões que vendem café da manhã e almoço e um posto da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Prefeitura.

O secretário de Agricultura e Floresta (SAFRA), Jorge Fadell, explica que na área da feira, durante a semana, são comerciantes que vendem no local. Já no final de semana, somente os agricultores vendem seus produtos diretamente para os consumidores. Atuam no local, os agricultores dos polos agroflorestais Hélio Pimenta e Geraldo Fleming e das regiões de Bujari e Sena Madureira.

Os permissionários acreditam no aumento das vendas com o término da obra. No local há 11 anos, Damaris Braga, a Lôra da Pensão, cita que a expectativa é de que haja um incremento do volume da clientela com as melhorias do espaço. “Mais clientes devem parar aqui para provar a delícia que servimos, como tapioca, salgados e outros”.

Hugo Catarino, que tem uma banca na parte interna do Mercado, avalia que “todos sairão ganhando com esta obra.

Nós que teremos novas instalações e os clientes que terão mais conforto na hora das compras”.

Três mercados municipais em obras

Rio Branco conta hoje com 10 mercados públicos e a maioria deles já passou por obras de reforma e ampliação durante a gestão do prefeito Marcus Alexandre. Atualmente, além do Mercado da Estação Experimental, o do Bosque e o Elias Mansour também estão em obras. “Estamos trabalhando nesses três mercados e em seguida vamos atuar também no Aziz Abucater. Aí concluímos esse ciclo de obras nos mercados de Rio Branco”, explicou o prefeito.

Nos primeiros quatro anos de gestão, o prefeito Marcus Alexandre reformou os mercados do Rui Lino, do XV e do Bosque, cujas obras da terceira etapa prosseguem.